JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS, UMA POSSIBILIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 220107325
7
4
Título

JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS, UMA POSSIBILIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • José Henrique de Oliveira Júnior

    Oliveira Júnior, José Henrique de

  • Suzana das Candeias Biazatti

    Biazatti, Suzana das Candeias

  • Silvia Perpetua Rodrigues de Siqueira

    Siqueira, Silvia Perpetua Rodrigues de

DOI
10.37885/220107325
Publicado em

01/04/2022

Páginas

131-146

Capítulo

10

Resumo

Este estudo teve por objetivo demonstrar a possibilidade de apresentar o conteúdo de multiplicação para o segundo ano do ensino fundamental de forma efetiva e significativa, utilizando as tendências de ensino na perspectiva da Educação Matemática: jogos e materiais concretos. Metodologicamente o estudo é de abordagem qualitativa com e com alguns elementos da pesquisa descritiva. Este estudo apoia-se em referenciais teóricos da Educação e Educação Matemática. Este relato de experiência foi realizado em uma Escola da cidade de Ji-Paraná no estado de Rondônia, onde foi elaborado uma atividade Jogo de Boliche com operações matemáticas, dentro da perspectiva da Educação Matemática, essa atividade foi aplicada aos alunos do segundo ano do ensino fundamental. Dentre os resultados destacam-se: a cooperação dos alunos, interação, trabalho em equipe, a possibilidade de trabalhar o conteúdo de forma efetiva e significativa, abordagens sobre temas transversais como conscientização ambiental, trabalho em equipe e exercitar as habilidades socioemocionais. Acredita-se que este artigo contribua para difundir a importância em ensinar matemática através de métodos diferenciados, além de despertar o interesse para que novas atividades sejam realizadas e publicadas, desta forma mais educadores, educadores em formação e a comunidade de forma geral possa compartilhar da necessidade de métodos alternativos ao ensino-aprendizagem da matemática.

Palavras-chave

Tendências da Educação Matemática, Ensino-aprendizagem, Jogos e Materiais Concretos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.