JOGOS E CRIATIVIDADE NO ENSINO DA GEOMETRIA: O LEGO DIGITAL DESIGNER COMO RECURSO DIDÁTICO

Code: 201202617
21
3
Título

JOGOS E CRIATIVIDADE NO ENSINO DA GEOMETRIA: O LEGO DIGITAL DESIGNER COMO RECURSO DIDÁTICO

Autores(as):
  • Frederico Braida

    Braida, Frederico

  • Rodolfo Eduardo Vertuan

    Vertuan, Rodolfo Eduardo

  • Rodrigo Manoel Dias Andrade

    Andrade, Rodrigo Manoel Dias

DOI
10.37885/201202617
Publicado em

04/02/2021

Páginas

148-160

Capítulo

9

Resumo

Este capítulo aborda o tema do ensino da Geometria na Educação Básica, tomando como premissa a importância de se propiciar cenários lúdicos de ensino-aprendizagem. A principal questão motivadora é: quais são as estratégias de ensino que podem ser utilizadas para o desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas ao tópico de “transformações geométricas” para alunos da Educação Básica? O principal objetivo é evidenciar como a Gramática da Forma e o uso dos jogos de blocos de montar podem subsidiar as estratégias didáticas para o ensino lúdico das transformações geométricas. Metodologicamente, este capítulo é fruto de uma pesquisa exploratória e qualitativa, que possui como objeto o jogo de blocos de montar LEGO Digital Designer, que pode ser baixado gratuitamente na internet. Parte-se de uma revisão dos entrelaçamentos ente o uso de jogos no contexto de ensino de Geometria, da presença das transformações geométricas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de uma breve explanação sobre a Gramática da Forma. Ao final, apresenta-se o LEGO Digital Designer como material didático capaz de contribuir para a exploração do pensamento geométrico, criativo e lógico-matemático.

Palavras-chave

Geometria, Matemática, Jogo, LEGO, Gramática da Forma.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.