JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS BILÍNGUES EM UMA ESCOLA DE FRONTEIRA NO MUNICÍPIO DE PACARAIMA-RR

Code: 201001582
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Título

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS BILÍNGUES EM UMA ESCOLA DE FRONTEIRA NO MUNICÍPIO DE PACARAIMA-RR

Autores(as):
  • Graciete Barros Silva

    Silva, Graciete Barros

  • Hana Karolina da Costa Palheta

    Palheta, Hana Karolina da Costa

  • Rízia Maria Gomes Furtado

    Furtado, Rízia Maria Gomes

DOI
10.37885/201001582
Publicado em

08/12/2020

Páginas

362-381

Capítulo

25

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar como a utilização dos jogos, brinquedos e brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo de crianças bilíngues do 1º ano do ensino fundamental em uma escola de fronteira no município de Pacaraima - RR. No desenvolvimento metodológico utilizamos a pesquisa qualitativa, os procedimentos técnicos que foram utilizados consistiram em pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e aplicação de questionário aos professores do 1º ano do ensino fundamental da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Alcides da Conceição Lima na fronteira Brasil-Venezuela. Dialogamos no decorrer do estudo com autores como: Vygotsky (1989), Piaget (1978), Fortuna (2000), Moyles (2002), Referencial Curricular Nacional (1998), Wallon (1989), Santos (2008), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), entre outros, que evidenciam algumas concepções teóricas que ajudam na construção e formação de uma análise conceitual, acerca da importância do brincar com jogos e brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento cognitivo de crianças bilíngues em zona fronteiriça, além de proporcionar a resolução de problemas e o estímulo da criatividade. Os resultados permitiram compreender também que o trabalho com o lúdico possibilita ao professor tornar a aprendizagem motivadora, além de proporcionar aos educandos condições adequadas ao desenvolvimento físico, emocional, social e, sobretudo, cognitivo. Portanto, foi possível concluir que os jogos, brinquedos e brincadeiras, no cotidiano escolar devem ganhar mais espaço, uma vez que seu caráter criativo, imaginário, inovador e sociabilizador podem contribuir para a formação significativa em um contexto bilíngue.

Palavras-chave

Jogos. Brincadeiras. Desenvolvimento cognitivo. Crianças Bilíngues.

Autor(a) Correspondente
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