JOGO DIDÁTICO COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO REMOTO

Code: 231014741
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Título

JOGO DIDÁTICO COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO REMOTO

Autores(as):
  • Paulo Henrique Brito Figueiredo

  • Mateus Lima Coutinho

  • Matheus Dos Santos Rocha

  • Anny Mayra Donato Carneiro

  • Caroline Reis Teixeira

  • Gessiara Dos Santos Gonçalves

  • Gustavo Fernandes Nogueira

  • Marta Santos De Jesus

  • Robson Júnior Dos Santos Costa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/231014741
    Publicado em

    30/12/2023

    Páginas

    112-120

    Capítulo

    6

    Resumo

    O presente estudo relata as atividades desenvolvidas no Estágio curricular de um curso de Licenciatura em Química, cujo objetivo foi refletir a utilização de uma alternativa didática para o ensino de Química verde em uma turma de 9º ano do ensino fundamental da rede estadual de educação da Bahia, no contexto do ensino remoto. Para isso, utilizou-se uma oficina que abordava os conceitos de poluição, desmatamento, coleta seletiva, responsabilidade social, toxicidade e danos ambientais produzidos por rejeitos químicos, culminando com a aplicação de um jogo virtual, tendo em vista promover aproximação entre teoria e prática no ensino de Química Verde. Percebeu-se, com a aplicação da proposta, que os alunos desenvolveram habilidades de implementar soluções e avaliar sua eficácia para resolver problemas cotidianos, além de desenvolver ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental. Em termos de aproveitamento para a formação inicial docente, a proposta apresentou importância no sentido de promover contato com vários desafios encontrados em sala de aula e a reflexão de alternativas para mitigá-los.

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    Palavras-chave

    Ensino remoto. Gameficação. Química verde.

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