JOGO DE BINGO COMO METODOLOGIA ATIVA EM DISCIPLINA PRÁTICA DO CURSO DE ENFERMAGEM

Code: 230312373
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Título

JOGO DE BINGO COMO METODOLOGIA ATIVA EM DISCIPLINA PRÁTICA DO CURSO DE ENFERMAGEM

Autor(a):
  • Rayanne Aguiar Aves

    Aves, Rayanne Aguiar

DOI
10.37885/230312373
Publicado em

29/03/2023

Páginas

33-39

Capítulo

4

Resumo

As Metodologias Ativas de Aprendizagem apresentam outro modo de ensinar e aprender, baseado em aprendizagens significativas, no protagonismo do aluno e no professor com papel de mediador ou orientador. E o bingo, tipo de jogo educativo, é uma metodologia ativa que propicia assimilação de conteúdos por meio do estímulo ao entusiasmo do discente, melhora as interações sociais, a cognição e as habilidades psicomotoras do estudante. Este estudo teve como objetivo descrever a experiência do uso de bingo educativo como metodologia ativa no ensino da disciplina prática de Ensino Clínico de Alta Complexidade do Curso de Enfermagem e compartilhar repercussões no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência-descritivo realizado em instituição privada de ensino superior de São Luís-MA durante o segundo semestre de 2022. Participaram da atividade alunos matriculados na disciplina prática de Ensino Clínico de Alta Complexidade do Curso de Enfermagem. Observou-se que a maioria dos discentes ficaram satisfeitos em serem protagonistas de um ensino ativo, sendo estimulados a superarem os seus próprios resultados de aprendizagem. Assim, evidenciou-se que o bingo é uma boa alternativa para desenvolver o senso crítico, pensamento rápido e efetivo, torna as aulas mais dinâmicas e menos desgastantes.

Palavras-chave

educação superior, enfermagem, lúdico, metodologia ativa, processo de ensino-aprendizagem, relato de experiência

Autor(a) Correspondente
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