JOGO COMO PROPOSTA EDUCATIVA EM PREVENÇÃO A DENGUE: USO DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGA) NO ENSINO BÁSICO - DENGUE E O MOSQUITO

Code: 200800922
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Título

JOGO COMO PROPOSTA EDUCATIVA EM PREVENÇÃO A DENGUE: USO DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGA) NO ENSINO BÁSICO - DENGUE E O MOSQUITO

Autores(as):
  • Andressa Tamanaha

    Tamanaha, Andressa

  • Newton Goulart Madeira

    Madeira, Newton Goulart

DOI
10.37885/200800922
Publicado em

08/12/2020

Páginas

344-361

Capítulo

24

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar a eficiência de um jogo sobre dengue e seu vetor como proposta educativa para alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, verificando os conhecimentos, atitudes e práticas e a aceitação do jogo. Formaram-se um grupo de intervenção e controle onde foram aplicados três testes, um anterior ao jogo, um após o jogo e outro após seis meses. Estes dados foram submetidos ao ANOVA com o teste de medidas repetidas. Houve alta aceitação do jogo entre os alunos que utilizaram o jogo, principalmente do quarto e quinto ano e alunos com idade igual ou menor a dez anos. Os conhecimentos e atitudes obtidos no teste após o jogotiveram aumento significativos quando comparado ao teste inicial, assim como quando comparado ao grupo controle. Após seis meses, os conhecimentos e atitudes adquiridos com o jogo ainda eram significativos quando comparados ao teste inicial. No entanto quanto à prática não houve diferença significativa entre os três testes. O jogo mostrou-se um meio eficiente de transmitir conhecimento e atitudes aos alunos, de uma forma lúdica, interessante e com alta aceitação, sugerindo que pode ser utilizado juntamente com atividades práticas em campanhas de prevenção ao vetor para a incorporação de hábitos saudáveis na comunidade.

Palavras-chave

Dengue; Jogo; Educação em Saúde; Ensino Básico, Aedes aegypti

Autor(a) Correspondente
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