JOÃO PESSOA, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES: A DESCONTINUIDADE RELACIONADA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS NA REDE OFICIAL DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

Code: 211006339
7
2
Título

JOÃO PESSOA, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES: A DESCONTINUIDADE RELACIONADA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS NA REDE OFICIAL DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

Autores(as):
  • Sidney A. da C. Damasceno

    Damasceno, Sidney A. da C.

  • Marinilson Barbosa da Silva

    Silva, Marinilson Barbosa da

DOI
10.37885/211006339
Publicado em

31/10/2021

Páginas

95-114

Capítulo

8

Resumo

Este trabalho é parte de resultados de pesquisas e estudos desenvolvidos pelos autores para elaborar tese doutoral no PPGCR/UFPB. Apresenta o objetivo de examinar dados resultantes das análises das entrevistas com professores do Componente Curricular de Ensino Religioso (CCER) da Rede Oficial do Sistema Municipal de Ensino de João Pessoa (ROSIME-JP). Informações relacionadas com um quesito específico identificado que indica uma preocupação entre os docentes devido a uma suposta interrupção dos processos de implantação e consolidação do CCER na ROSIME-JP. Tem o seu texto estruturado como uma pesquisa descritiva, bibliográfica com abordagem qualitativa. Expõe uma síntese do projeto da tese/em desenvolvimento para situar os entendimentos. Discorre, no contexto desses processos do CCER, sobre como a professora Maria José Torres Holmes suportou uma qualidade na docência. Divulga trechos de amostras dos depoimentos para a “Análise Textual-Discursiva” de quatro entrevistados e três constatações resultantes de seus exames fundamentados na hermenêutica, isto é: algumas dimensões da função da assessoria pedagógica de Ensino Religioso (ER), o favorecer da formação continuada de professores de ER para os estudantes e o infortúnio que as ausências de um orientador pedagógico e da formação continuada exercem. Conclui ao observar o quesito sublinhado pelas análises e ressaltar a ausência de razão para a descontinuidade dos processos de ER na ROSIME-JP ao considerar as Políticas Públicas na Área, no sancionar da BNCC e DCNLCR, na relação com outros municípios da Paraíba e o fato de no campus da UFPB, na capital, habilitar-se professores no curso de Licenciatura em Ciências das Religiões.

Palavras-chave

Prefeitura de João Pessoa, Educação, Políticas Públicas, Ciência(s) da(s) Religião(ões), Ensino Religioso.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.