JOÃO PESSOA, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES: A DESCONTINUIDADE RELACIONADA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS NA REDE OFICIAL DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO
Sidney A. da C. Damasceno
Damasceno, Sidney A. da C.
Marinilson Barbosa da Silva
Silva, Marinilson Barbosa da
31/10/2021
95-114
8
CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES: UMA ANÁLISE TRANSDISCIPLINAR - VOLUME 3
Este trabalho é parte de resultados de pesquisas e estudos desenvolvidos pelos autores para elaborar tese doutoral no PPGCR/UFPB. Apresenta o objetivo de examinar dados resultantes das análises das entrevistas com professores do Componente Curricular de Ensino Religioso (CCER) da Rede Oficial do Sistema Municipal de Ensino de João Pessoa (ROSIME-JP). Informações relacionadas com um quesito específico identificado que indica uma preocupação entre os docentes devido a uma suposta interrupção dos processos de implantação e consolidação do CCER na ROSIME-JP. Tem o seu texto estruturado como uma pesquisa descritiva, bibliográfica com abordagem qualitativa. Expõe uma síntese do projeto da tese/em desenvolvimento para situar os entendimentos. Discorre, no contexto desses processos do CCER, sobre como a professora Maria José Torres Holmes suportou uma qualidade na docência. Divulga trechos de amostras dos depoimentos para a “Análise Textual-Discursiva” de quatro entrevistados e três constatações resultantes de seus exames fundamentados na hermenêutica, isto é: algumas dimensões da função da assessoria pedagógica de Ensino Religioso (ER), o favorecer da formação continuada de professores de ER para os estudantes e o infortúnio que as ausências de um orientador pedagógico e da formação continuada exercem. Conclui ao observar o quesito sublinhado pelas análises e ressaltar a ausência de razão para a descontinuidade dos processos de ER na ROSIME-JP ao considerar as Políticas Públicas na Área, no sancionar da BNCC e DCNLCR, na relação com outros municípios da Paraíba e o fato de no campus da UFPB, na capital, habilitar-se professores no curso de Licenciatura em Ciências das Religiões.
Prefeitura de João Pessoa, Educação, Políticas Públicas, Ciência(s) da(s) Religião(ões), Ensino Religioso.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.