IRANTI TI AWON AGBALAGBA: A PEDAGOGIA GRIÔ ENREDANDO OS LAÇOS ANCESTRAIS JUVENIS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

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Título

IRANTI TI AWON AGBALAGBA: A PEDAGOGIA GRIÔ ENREDANDO OS LAÇOS ANCESTRAIS JUVENIS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

Autor(a):
  • Ana Lise Costa Oliveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230613415
    Publicado em

    30/12/2023

    Páginas

    54-68

    Capítulo

    4

    Resumo

    RESUMOObjetivo:Neste artigo,protagonizamos a educação étnico-racial numa escola pública de ensino médio, no distrito de Chapada, zona rural de Riachão do Jacuípe, estado da Bahia. Objetivamos fomentar uma ação antirracista decolonizadora centrada na pedagogia griô. Métodos: De uma pesquisa-ação, fruto do projeto interdisciplinar Batuques de Ancestralidade, nasceu este estudo. Resultados: Evidenciamos que as práticas pedagógicas antirracistas promoveram um encontro ancestral entre a juventude e os griôs mais velhos da comunidade. Esse enlace griô foi reconhecido por meio de uma epistemologia emergente, transgressora e decolonial traduzida nos valores da ancestralidade, da reverência aos mais velhos e, ao mesmo tempo (re)afirmação da identidade afro-brasileira e indígena juvenil. Conclusão: Logo, a escola pública contemporânea tem assumindo um papel central no cultivopedagógico das raízes culturais dos povos originários afro-indígenas e ossertanejos da comunidade local.Palavras-Chave: Educação étnico-racial, Juventude e Ensino Médio, Pedagogia griô.

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    Palavras-chave

    Educação étnico-racial, Juventude e Ensino Médio, Pedagogia griô.

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