IPPOG – MASTERCLASSES EM ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

Code: 230412854
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Título

IPPOG – MASTERCLASSES EM ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

Autores(as):
  • Adriana Oliveira Bernardes

    Bernardes, Adriana Oliveira

  • Márcia Begalli

    Begalli, Márcia

DOI
10.37885/230412854
Publicado em

31/05/2023

Páginas

704-722

Capítulo

49

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XI

Resumo

Objetivo: A pesquisa teve o objetivo de realizar uma sondagem sobre a percepção desses alunos com relação ao evento, à inserção de temas atuais ao currículo escolar, bem como sobre o uso de novas tecnologias em sala de aula. Métodos: O trabalho foi realizado com a turma de 3o ano do Ensino Médio no turno matutino, contando com a participação de aproximadamente 25 alunos matriculados. A turma faz parte do PROEMI (Programa de Ensino Médio Inovador), instituído pelo governo estadual, que requer a formação do aluno em tempo integral. Resultados: A avaliação do trabalho, de modo geral, mostra percentuais favoráveis para todos os itens analisados. O item 4 também merece uma atenção especial, porque envolve questões até mesmo relacionadas com o futuro dos alunos, pois trata-se do incentivo ao conhecimento científico, Esse item teve um valor para “regular” mais alto do que para ótimo, talvez por ainda não ser factível para os alunos adentrar nesse universo da pesquisa científica, em função da complexidade que o tema abrange. Conclusão: A implantação do projeto trouxe a possibilidade para que eles tivessem a oportunidade de ser guiados pela ciência na atualidade, no caso, o experimento ATLAS, que, posteriormente, de discutir os resultados dessa observação, sua pertinência e a relevância desse tipo de atividade guiada e discutida, colocando em foco o que eles têm como conteúdo nas disciplinas do ensino médio na disciplina de Física.

Palavras-chave

Física de Partículas no Ensino Médio, IPPOG-Masterclasses, Ensino Médio.

Autor(a) Correspondente
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