INVESTIGANDO O TEMA VÍRUS EM LIVROS DIDÁTICOS E APOSTILA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 221211506
13
0
Título

INVESTIGANDO O TEMA VÍRUS EM LIVROS DIDÁTICOS E APOSTILA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Rafaela Souza Abdo Elias

    Elias, Rafaela Souza Abdo

  • Maria Veronica Leite Pereira Moura

    Moura, Maria Veronica Leite Pereira

DOI
10.37885/221211506
Publicado em

31/05/2023

Páginas

54-71

Capítulo

4

Resumo

O livro didático é um dos principais recursos utilizados por alunos dentro e fora da sala de aula e, em muitos casos constitui-se como único material de estudo disponível. Nas últimas décadas ocorreu um aumento com a preocupação na forma de analisar os livros didáticos com o intuito de melhorar a qualidade dessas obras. Desta forma, o livro didático de Ciências merece uma atenção especial por ser um importante recurso pedagógico usado por professores e alunos. Neste contexto, o ensino de ciências necessita de destaque, pois este conteúdo quando explorado do modo adequado é capaz de estimular o desenvolvimento investigativo acerca de diferentes assuntos relacionados a Ciências, dentre eles o tema Vírus. O trabalho analisou o conteúdo de Vírus em livros didáticos de Ciências do 7° ano do Ensino Fundamental. Foram avaliados critérios estruturais, físicos e conceituais de cinco obras adotadas em diferentes escolas de municípios, do Estado do Rio de Janeiro. Neste trabalho além de analisar as principais características de vírus (características gerais, replicação viral e vírus e doenças), deu-se ênfase no conteúdo referente a saúde, como vacina e sistema imunológico, expondo a dificuldade dos autores em apresentar esses temas de modo mais amplo e completo, sendo capaz de esclarecer os assuntos para os alunos. Foi feita também uma abordagem demonstrando pontos positivos e negativos acerca dos vírus, permitindo desta forma que os alunos obtenham um conhecimento mais abrangente sobre o tema e, a partir do conteúdo exposto possam construir um pensamento próprio a respeito do assunto estudado. Os livros analisados nesta pesquisa, a maioria apresenta o conteúdo de virologia de modo superficial, tanto referente as características gerais de vírus, quanto ao tema saúde também incluso nesse conteúdo, não sendo capaz de gerar uma promoção de saúde como indicada pelo Ministério da Educação e Ciência. Assim, compreende-se que não há o livro ideal, mas todos os livros analisados foram considerados de boa qualidade e boas Ferramentas pedagógicas, portanto, não foi possível definir qual obra era a melhor, pois não era a proposta da pesquisa.

Palavras-chave

Ensino de Ciências, Saúde, Vacina e Microbiologia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.