INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS FRENTE À METODOLOGIA TRADICIONAL

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Título

INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS FRENTE À METODOLOGIA TRADICIONAL

Autor(a):
  • Geovane Dos Santos Barbosa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220709522
    Publicado em

    30/08/2022

    Páginas

    77-94

    Capítulo

    6

    Resumo

    A abordagem do conteúdo Teorema de Pitágoras, parte integrante da geometria, é rica em detalhes e em formas de apresentação. Neste artigo buscou-se comparar o ensino deste teorema utilizando-se de duas metodologias, uma ativa e outra tradicional. Este experimento foi aplicado em uma escola de referência da cidade de Caruaru com estudantes do 1º ano do ensino médio sendo observada, ao final, a diferença percentual dos acertos em um questionário no intuito de comparar o resultado aprendizagem nestes dois métodos. A metodologia ativa utilizada neste caso foi a investigação matemática, escolhida pela necessidade de se ministrar o conteúdo de forma mais dinâmica e participativa confrontando-a com a metodologia tradicional, onde o professor aborda o tema através de explicação teórica e repetidas resoluções de questões, sem consideram neste caso a historicidade e a importância de se conhecer este conteúdo. Como metodologia foi aplicada, através de questionários inicial e final, uma intervenção com intuito de quantificar a aprendizagem nesses dois grupos observados. Como resultado tivemos o destoante percentual de aprendizado entre os grupos analisados, comprovou-se que os estudantes que utilizaram de metodologia ativa de investigação matemática obtiveram desempenho muito superior aos estudantes que foram expostos à metodologia tradicional.

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    Palavras-chave

    Investigação matemática, Metodologia ativa, Teorema de Pitágoras.

    Licença

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