INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA
Isaque Pinho dos Santos
Santos, Isaque Pinho dos
Álvaro Itaúna Schalcher Pereira
Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher
Aldemir da Guia Schalcher Pereira
Pereira, Aldemir da Guia Schalcher
Marcos André Gomes dos Santos
Santos, Marcos André Gomes dos
Luis Fernandes de Sousa Filho
Sousa Filho, Luis Fernandes de
Jose Weliton Aguiar Dutra
Dutra, Jose Weliton Aguiar
Josielta Alves dos Santos
Santos, Josielta Alves dos
Nayra Salazar Rocha
Rocha, Nayra Salazar
Sidne Rodrigues da Silva
Silva, Sidne Rodrigues da
Carlos Alberto Gomes da Silva
Silva, Carlos Alberto Gomes da
21/11/2021
117-127
6
Objetivo: Ao retratar a práxis nas aulas de química, observou-se a necessidade de uma intercessão entre a contextualização e a contextuação, pois ambas têm significados e abordagens distintas. Nesse sentido esta pesquisa busca abordar as principais propostas metodológicas do ensino de química identificando os efeitos da práxis relacionada no cotidiano tanto dos docentes, quanto dos discentes de cinco escolas públicas de Codó-MA. Método: A pesquisa possui caráter descritivo, sendo fundamentada numa abordagem qualitativa e quantitativa. A mesma foi realizada na rede estadual de ensino envolvendo cinco escolas de nível médio localizadas no município de Codó, no Estado do Maranhã, Resultados: sendo um estudo de caso, resultante de pesquisa de campo e baseado em fontes orais e documentais, essa investigação demonstrou que práxis inovadoras e facilitadoras no ensino de química podem contribuir para a aprendizagem significativa dos discentes fortalecendo os seus conhecimentos. Além disso, essas práxis auxiliam os professores na disseminação de conceitos abstratos de forma simples e compreensível. Conclusão: espera-se com essa pesquisa direcionar o leitor para as possíveis discussões a respeito do papel do docente de química no desenvolvimento dos conteúdos da disciplina, bem como a necessidade de inserir novas tecnologias, atentando para uma atualização no ensino frente às transformações que vêm ocorrendo.
Aprendizagem significativa, Contextualização, Contextuação.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.