INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA

Code: 210805592
27
7
Título

INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA

Autores(as):
  • Isaque Pinho dos Santos

    Santos, Isaque Pinho dos

  • Álvaro Itaúna Schalcher Pereira

    Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher

  • Aldemir da Guia Schalcher Pereira

    Pereira, Aldemir da Guia Schalcher

  • Marcos André Gomes dos Santos

    Santos, Marcos André Gomes dos

  • Luis Fernandes de Sousa Filho

    Sousa Filho, Luis Fernandes de

  • Jose Weliton Aguiar Dutra

    Dutra, Jose Weliton Aguiar

  • Josielta Alves dos Santos

    Santos, Josielta Alves dos

  • Nayra Salazar Rocha

    Rocha, Nayra Salazar

  • Sidne Rodrigues da Silva

    Silva, Sidne Rodrigues da

  • Carlos Alberto Gomes da Silva

    Silva, Carlos Alberto Gomes da

DOI
10.37885/210805592
Publicado em

21/11/2021

Páginas

117-127

Capítulo

6

Resumo

Objetivo: Ao retratar a práxis nas aulas de química, observou-se a necessidade de uma intercessão entre a contextualização e a contextuação, pois ambas têm significados e abordagens distintas. Nesse sentido esta pesquisa busca abordar as principais propostas metodológicas do ensino de química identificando os efeitos da práxis relacionada no cotidiano tanto dos docentes, quanto dos discentes de cinco escolas públicas de Codó-MA. Método: A pesquisa possui caráter descritivo, sendo fundamentada numa abordagem qualitativa e quantitativa. A mesma foi realizada na rede estadual de ensino envolvendo cinco escolas de nível médio localizadas no município de Codó, no Estado do Maranhã, Resultados: sendo um estudo de caso, resultante de pesquisa de campo e baseado em fontes orais e documentais, essa investigação demonstrou que práxis inovadoras e facilitadoras no ensino de química podem contribuir para a aprendizagem significativa dos discentes fortalecendo os seus conhecimentos. Além disso, essas práxis auxiliam os professores na disseminação de conceitos abstratos de forma simples e compreensível. Conclusão: espera-se com essa pesquisa direcionar o leitor para as possíveis discussões a respeito do papel do docente de química no desenvolvimento dos conteúdos da disciplina, bem como a necessidade de inserir novas tecnologias, atentando para uma atualização no ensino frente às transformações que vêm ocorrendo.

Palavras-chave

Aprendizagem significativa, Contextualização, Contextuação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.