INVESTIGAÇÃO DO EFEITO DE PRÉ-TRATAMENTOS NO POLIMORFISMO E NA REATIVIDADE DE CELULOSES SUSTENTÁVEIS VIA DECONVOLUÇÃO DE DIFRATOMETRIA DE RAIOS X

Code: 220609115
11
10
Título

INVESTIGAÇÃO DO EFEITO DE PRÉ-TRATAMENTOS NO POLIMORFISMO E NA REATIVIDADE DE CELULOSES SUSTENTÁVEIS VIA DECONVOLUÇÃO DE DIFRATOMETRIA DE RAIOS X

Autores(as):
  • Heloise Oliveira Medeiros de Araújo Moura

    Moura, H. O. M. A.

  • Brendo Revoredo da Silva

    Silva, B. R.

  • Isabelle de Medeiros Albuquerque

    Albuquerque, I. M.

  • Keverson Gomes de Oliveira

    Oliveira, K. G.

  • Anne Beatriz Figueira Câmara

    Câmara, A. B. F.

  • Natanny Kelly do Nascimento Silva

    Silva, N. K. N.

  • Pedro Roberto Vieira Cunha Lima

    Lima, P. R. V. C.

  • Luciene Santos de Carvalho

    Carvalho, L. S.

DOI
10.37885/220609115
Publicado em

02/07/2022

Páginas

584-603

Capítulo

42

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IV

Resumo

Objetivo: este trabalho visou avaliar a eficiência do pré-tratamento combinado ácido/peróxido-alcalino (APA), da cavitação ultrassom (US) e da associação destes dois métodos (USA + PA) em diferentes condições, quanto ao aumento da acessibilidade da lignocelulose de biomassas residuais comuns do Nordeste brasileiro. Métodos: os resultados da deconvolução dos picos presentes nos difratogramas de raios X (DRX) foram utilizados para inferir parâmetros de cristalinidade e detectar mudanças no polimorfismo da celulose. Resultados: os padrões deconvoluídos mostraram as mudanças estruturais causadas pelo tratamento APA em diferentes condições e pela presença de cavitação, detectando a formação de celulose tipo II (mais acessível) e permitindo calcular parâmetros de cristalinidade. Conclusão: esta metodologia foi eficiente para separar o padrão de difração dos diferentes alomorfos de celulose e determinar a eficiência dos tratamentos no aumento da acessibilidade da celulose extraída.

Palavras-chave

Palavras-chave: Biomassa, Celulose, Pré-tratamento combinado, Deconvolução de picos, Difração de raios X, Biorrefinaria.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.