INTERVENÇÕES VOLTADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO NEUROCIÊNCIA

Code: 231215300
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Título

INTERVENÇÕES VOLTADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO NEUROCIÊNCIA

Autor(a):
  • Regiane Da Silva Gonzalez

    Gonzalez, Regiane da Silva

DOI
10.37885/231215300
Publicado em

30/12/2023

Páginas

38-52

Capítulo

3

Resumo

A neurociência aplicada à educação permite conhecer as áreas cerebrais específicas que podem ser ativadas através de intervenções educativas para melhora do processo de aprendizado em geral, como as áreas de processamento de magnitude numérica e habilidade em matemática. Através do processo conhecido como plasticidade cerebral pode-se fazer uso de intervenção, fornecendo ao cérebro a possibilidade de desenvolvimento e regeneração em qualquer fase da vida, devido ao surgimento de adaptações morfológicas, celulares e moleculares no cérebro. Considerando a aprendizagem em matemática, existem diversas formas de intervenções voltadas ao ensino que podem ser utilizadas para melhora das funções cognitivas ou reabilitação como, atividades interativas, experiências significantes e instigantes, estímulos visuais (artes) ou estímulos motores como atividades físicas variadas (regulares, cardiovasculares, intermitentes, aeróbicos, etc.). Estas intervenções são capazes de desenvolver o foco, noção espacial, análise, regras algébricas, entre outras dos alunos, pois são ativadas áreas como hipocampo, lobos temporais, córtex pré-frontal, as quais estão intimamente ligadas ao pensamento espacial e à matemática. A ativação e desenvolvimento destas áreas auxilia o desenvolvimento de conexões cerebrais efetivas permitindo aos alunos a conexão entre a matemática visual e a física melhorando o aprendizado e a memória.

Palavras-chave

função cognitiva, atividades físicas, plasticidade cerebral, matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

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