INTERVENÇÕES PSICOTERAPÊUTICAS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E/OU HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS

Code: 230512993
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Título

INTERVENÇÕES PSICOTERAPÊUTICAS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E/OU HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS

Autores(as):
  • Adelino Domingos Onofre

  • Égia Isabel De Governo

  • Fernanda Pereira Labiak

  • Priscila Dimitri Fernandes

  • Joana Da Glória Mucangue

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230512993
    Publicado em

    31/05/2023

    Páginas

    774-786

    Capítulo

    54

    Resumo

    Objetivo: Compreender os impactos positivos das intervenções psicoterapêuticas no tratamento do TDAH em crianças. Métodos: Foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Redalyc e Web of Science, incluindo o período de 2012 a 2022 e documentos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, a partir dos descritores booleanos: attention deficit disorder AND hyperactivity as a child AND psychotherapy with a child. Resultados: A partir dos 15 documentos selecionados como elegíveis, pondera-se que existem diferentes opções de tratamento para o TDAH, que incluem intervenções psicossociais, medicamentos e mudanças no estilo de vida. O tratamento mais eficaz geralmente envolve uma combinação dessas abordagens, pois pode ser mais abrangente para atender às necessidades complexas de crianças com TDAH. No âmbito das intervenções psicoterapeuticas foram elencadas como as mais efetivas: (a) Terapia Cognitivo-Comportamental, (b) Terapia de Habilidades Sociais, (c) Terapia Psicodinâmica, (d) Terapia de Arte; (e) Terapia de Jogo, e (f) Terapia de Treinamento Parental. Considerações Finais: Esta pesquisa pode ajudar a orientar os tratamentos personalizados para crianças com TDAH, levando em consideração suas necessidades individuais.

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    Palavras-chave

    Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade, TDAH, Psicoterapia, Saúde mental, Intervenções psicoterapêuticas.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH XI

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