INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA: ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO EM TESES E DISSERTAÇÕES

Code: 231215140
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Título

INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA: ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO EM TESES E DISSERTAÇÕES

Autores(as):
  • Maria Izabel Alves Felix Da Silva

    Silva, M. I. A. F.

  • Patrícia Carla De Souza Della Barba

    Della Barba, P. C. S.

DOI
10.37885/231215140
Publicado em

01/03/2024

Páginas

204-220

Capítulo

11

Resumo

Objetivo: Analisar como as produções brasileiras de teses e dissertações têm contribuído para a Intervenção Precoce na Infância, em termos de metodologia, abordagens e formas de inclusão da família. Métodos: Este estudo teve como metodologia o estado de conhecimento ou de estado da arte, que permitiu conhecer a produção de conhecimentos por meio de teses e dissertações realizados nos programas de pós-graduação Stricto Sensu da intervenção precoce na infância no Brasil no período de 1997 a 2020. Resultados: Os resultados são apresentados em categorias: Palavra – chave; Áreas contempladas; Instituições, Estados e Regiões; Ano de publicação; Participantes; Temas de investigação. Foram analisados cinquenta e um trabalhos de conclusão, sendo quarenta e três dissertações de mestrado e oito teses de doutorado. Conclusão: Os achados mostram que no Brasil temos práticas de intervenção precoce muito distantes dos princípios de intersetorialidade e do aumento de competências das famílias para lidar com as questões do desenvolvimento das crianças, com foco nas rotinas e nas aprendizagens em contextos naturais, como já utilizado internacionalmente. Identifica-se a necessidade de trazer mais contribuições científicas e práticas para mudança de paradigma das práticas de Intervenção Precoce na Infância, a fim de promover o avanço dos estudos acerca da eficácia dos programas.

Palavras-chave

intervenção precoce , práticas centradas, família, terapia ocupacional.

Autor(a) Correspondente
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