INTERVENÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DA MÍDIA SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Code: 221111032
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Título

INTERVENÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DA MÍDIA SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Autores(as):
  • Rhafaella Rocha Rosa De Lima

    LIMA, Rhafaella

  • Mauro José De Deus Morais

    MORAIS, Mauro

  • Paulo Henrique Coimbra De Oliveira

    OLIVEIRA, Paulo

  • Gabriel Alisson Machado

    MACHADO, Gabriel

  • Marcelo Leandro Vinhas

    VINHAS, Marcelo

  • Melissa Victoria Bader Machado

    MACHADO, Melissa

  • Ravel Dos Santos Bueno

    BUENO, Ravel

  • Ana Ketleli Ferreira De Souza

    SOUZA, Ana

  • Katia Simone Da Silva Menezes

    MENEZES, Katia

  • Francisco Naildo Cardoso LeitÃo

    LEITÃO, Francisco

DOI
10.37885/221111032
Publicado em

29/12/2022

Páginas

139-147

Capítulo

11

Resumo

INTRODUÇÃO: Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência em Saúde Pública de Importância Internacional em decorrência da doença transmitida pelo novo Coronavírus. A vida em sociedade foi totalmente alterada, inclusive a das crianças. OBJETIVO: Descrever experiencias dos acadêmicos do curso Bacharelado em Medicina da Universidade Federal do Acre, ao utilizar a Mídia Social “Instagram”, como meio de comunicação e intervenção de educação em saúde no contexto de pandemia e com foco em saúde da criança. MÉTODO: Pesquisas com temas pertinentes (COVID 19 em crianças) em fontes confiáveis de literatura e meios de comunicação oficiais. Então foi criado um perfil (@projetocovidkids), onde foram realizadas as intervenções em saúde, através de publicações e vídeos. RESULTADOS: Notou-se que o Público atendido em sua grande maioria eram pais e demais familiares (tios e avós) preocupados com a saúde das crianças, em relação a possibilidade de contagio das mesmas em ambiente escolar. A necessidade de difundir mais informações sobre o assunto tornou esse público receptivo à ação, possibilitando o cumprimento dos objetivos estabelecidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A mídia social Instagram possibilitou um espaço de contribuição, formação e acessibilidade a sociedade. Além disso, proporcionou a utilização de novas ferramentas para construção do conhecimento, de informação e educação em saúde em tempos de crise sanitária. Todavia, aponta-se a necessidade de mais pesquisas que avaliem lacunas que esse relato permite a reflexão.

Palavras-chave

Educação e Saúde, Mídias Sociais, COVID-19, Criança.

Autor(a) Correspondente
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