INTERVENÇÃO E ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS NO ESPECTRO AUTISTA.
INTERVENÇÃO E ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS NO ESPECTRO AUTISTA.
Erica De Lima Pedroso
Marianna Carvalho
Cláudia Maria Rossi
31/03/2023
62-80
5
A presente pesquisa tem como objeto de estudo um grupo específico de alunos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), condição caracterizada pelas dificuldades nas interações sociais e na comunicação. O estudo buscou observar como estas crianças têm sido alfabetizadas e qual o contexto das práticas pedagógicas, em especial face à adaptação do material didático. A abordagem utilizada para o presente estudo é a qualitativa, sendo uma pesquisa do tipo descritiva. Utilizou-se como técnicas para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a observação. O estudo foi realizado em duas escolas da rede pública do ensino Fundamental I e Ensino Médio do estado de São Paulo, ambas com um aluno laudado dentro do TEA. Os resultados permitiram vislumbrar propostas significativas para a alfabetização dos alunos no espectro autista nas escolas públicas. De forma geral, observou-se que as escolas atendem ao público alvo da educação especial de maneira inclusiva e democrática, respeitando seu direito à educação e ao atendimento especializado, com profissionais de apoio e sala de recursos multifuncional.
Ler mais...Alfabetização, Letramento; escrita, Aluno com TEA.
FORMAÇÃO CONTINUADA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E SUAS INTERFACES
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