INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR

Code: 210404135
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Título

INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR

Autores(as):
  • Gabriele de Almeida Uchôa

    Uchôa, Gabriele de Almeida

  • Amanda Souza Costa

    Costa, Amanda Souza

  • Ana Beatriz Pereira da Silva

    Silva, Ana Beatriz Pereira da

  • Anne Paula Santos Bandeira da Silva

    Silva, Anne Paula Santos Bandeira da

  • Daniele da Costa Cunha Borges Rosa

    Rosa, Daniele da Costa Cunha Borges

DOI
10.37885/210404135
Publicado em

31/07/2021

Páginas

123-141

Capítulo

8

Resumo

A docência é repleta de desafios e responsabilidades que, muitas vezes, acabam sendo prejudiciais ao bem estar do educador, derivando desse fato a necessidade de buscar auxílio de um profissional da Psicologia para a construção de novas formas de mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Em virtude disso, este artigo tem como objetivo apresentar as eventuais demandas relacionadas à saúde mental dos professores, visando à elaboração de um projeto de intervenção para atender esses docentes. Dessa forma, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos para a coleta de registros, recorreu-se aos princípios da pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Roraima, envolvendo uma amostragem de dois psicólogos e quatro docentes do Campus Boa Vista. Os registros obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram analisados seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se a importância da psicologia escolar no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental dos docentes e demais sujeitos da comunidade escolar. Concluiu-se que a proposta de intervenção do serviço de psicologia do Campus Boa Vista deverá, nas ações específicas aos docentes, ampliar a discussão sobre as múltiplas causalidades dos problemas, situações adversas ou tensões existentes no ambiente escolar, envolvendo-os na construção de um espaço de convivência de qualidade e saudável para todos.

Palavras-chave

Docência, Psicologia Escolar, Saúde Mental.

Autor(a) Correspondente
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