INTERPRETAÇÕES SOBRE A COMPONENTE SIMÉTRICA DE SEQUÊNCIA ZERO

Code: 230713894
29
0
Título

INTERPRETAÇÕES SOBRE A COMPONENTE SIMÉTRICA DE SEQUÊNCIA ZERO

Autor(a):
  • Marcelo Semensato

    SEMENSATO, M.

DOI
10.37885/230713894
Publicado em

01/09/2023

Páginas

76-88

Capítulo

5

Resumo

Objetivo: A componente de sequência zero obtida pela transformação em componentes simétricas proposta por Fortescue é analisada e simulada. Métodos: A simulação dos sistemas elétricos desequilibrados é realizada pelo software MatLab/Simulink. Resultados: O delta do transformador trifásico como filtro para a componente de sequência zero da corrente, tomando-se a componente de sequência zero de maneira isolada, é equivocado. No delta, fisicamente, pode não circular essa componente de sequência zero. A referência terra ou neutro é analisada para sistemas trifásicos desequilibrados. Por fim, uma solução para a compensação da componente de sequência zero de corrente é apresentada. Conclusão: A componente de sequência zero da corrente deve ser entendida como uma transformação e não como um efeito de fluxo de corrente no condutor. O neutro em sistemas trifásicos é útil como referência de tensão, não eliminando a tensão de sequência zero na carga elétrica.

Palavras-chave

Componente de sequência zero, delta do transformador, referência de tensão, compensação da componente de sequência zero.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.