INTERFACES DA DOCÊNCIA EM UM CURSO DE BACHARELADO/LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL



INTERFACES DA DOCÊNCIA EM UM CURSO DE BACHARELADO/LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Rafael Silveira Mota
Jaison Marques Luiz
Veronice Camargo da Silva

01/05/2022
43-51
3
Objetivos: reflexionar as abordagens e complexidades da docência no campo da Educação Física (EF), identificar o papel do profissional na formação do docente de EF e averiguar as abordagens/tipos de estratégias que acadêmicos e egressos do curso de Educação Física utilizam em sua atuação. Método: este estudo estrutura-se a partir de uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, com a elaboração de questionário semiestruturado, aplicado a quatorze profissionais, formados/em formação, no curso de Licenciatura/Bacharelado em EF de uma universidade privada, localizada em Alegrete/RS. Resultados: a pesquisa mostra uma disparidade dos perfis dos sujeitos, tendo em vista que há uma composição curricular vigente diferenciada entre graduados e acadêmicos. Conclusão: a responsabilidade de mostrar as várias possibilidades de inserir novas práticas e o compromisso de exigir uma aprendizagem significativa de seus docentes, ao partir de ambas as partes.
Ler mais...Docência, Educação física, Licenciatura, Bacharelado, Universidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.