INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO PRÁTICAS EXPERIMENTAIS

Code: 220508989
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Título

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO PRÁTICAS EXPERIMENTAIS

Autores(as):
  • Arnaldo Gonçalves de Matos

    Matos, Arnaldo Gonçalves de

  • Damião Pedro Meira Filho

    Meira Filho, Damião Pedro

DOI
10.37885/220508989
Publicado em

30/08/2022

Páginas

56-76

Capítulo

5

Resumo

O artigo em questão mostra informações, um recorte, de uma pesquisa que foi desenvolvida durante um Mestrado Profissional em Ensino de Física na Universidade Federal do Oeste do Pará. A dissertação tinha como título “A Interdisciplinaridade no Ensino de Física e Química no Ensino Médio Envolvendo Práticas Experimentais”. O objetivo do trabalho dissertativo foi avaliar a eficácia das práticas experimentais em uma abordagem interdisciplinar no ensino de Física e Química no Ensino Médio. A escolha do local da pesquisa foi determinada pela melhor colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em um estabelecimento de ensino público no Município de Santarém no Estado do Pará. Optou-se também pela pesquisa participativa, visto que a ideia foi desenvolver um pensamento crítico e reflexivo por meio de práticas experimentais vinculadas às disciplinas de Física e Química em uma ação interdisciplinar, em que o pesquisador atuou como professor da disciplina Química no desenvolvimento das práticas com os discentes e com o professor titular da disciplina Física de uma determinada turma de Ensino Médio. O produto educacional desenvolvido consiste em um material instrucional destinado a professores, que apresenta três propostas experimentais demonstrativas para abordagem interdisciplinar de Física e Química no Ensino Médio. Para a dissertação foram aplicadas as três propostas: chama que suga a água; a corrente elétrica pela água e o motorzinho elétrico. Todas as três propostas aplicadas em uma abordagem interdisciplinar, seguindo as seguintes etapas: no primeiro momento foi utilizado o experimento como demonstrativo da teoria, e no segundo momento o experimento foi utilizado como motivador para o estudo da teoria, também de forma demonstrativa As aulas de Física e Química com auxílio de práticas experimentais contribuiram para discussões no ambiente escolar, fazendo com que os estudantes começassem a perceber que para a compreensão de um problema de forma mais ampla, várias áreas de conhecimento podem contribuir em uma perspectiva interdisciplinar.

Palavras-chave

Interdisciplinaridade, Física, Práticas Experimentais.

Autor(a) Correspondente
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