INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA NECESSIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
Vycttor Mateus De Melo Alves Da Silva
Silva, Vycttor Mateus De Melo Alves Da
Aglayson Brito Oliveira
Oliveira, Aglayson Brito
Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco
Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa
22/09/2023
102-113
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As ciências naturais são elementos fundamentais do conteúdo curricular que atuam na formação científica dos educandos, tendo como cerne a compreensão dos fenômenos naturais que compõem nossa realidade, e a partir desse processo, suscita o desenvolvimento de competências tais como: o questionamento, a elaboração de hipóteses, a resolução de problemas e a análise de dados. Entretanto, a maneira que o ensino de ciências é conduzido no país, de forma isolada e conceitual, repleto de conceitos e teorias que aparentam ser abstratas, torna-o desconexo à realidade, causando o desinteresse por parte dos estudantes. É nesta conjuntura que as práticas pedagógicas interdisciplinares se mostram como expoentes no aprendizado significativo das ciências, que através da contextualização dos conteúdos e associação com saberes de outras áreas do conhecimento de forma integrada, proporcionam um aprendizado plural. A partir de referenciais teóricos da prática interdisciplinar, e das contribuições para o processo de ensino-aprendizagem das ciências, o presente trabalho pretende estabelecer de forma breve uma reflexão sobre as concepções de interdisciplinaridade na prática docente, tendo como objetivo não apenas o fazer pedagógico, mas também os obstáculos inerentes a ela.
Ensino de Ciências; Interdisciplinaridade; Práticas Pedagógicas.
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