INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA NECESSIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

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Título

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA NECESSIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

Autores(as):
  • Vycttor Mateus De Melo Alves Da Silva

  • Aglayson Brito Oliveira

  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230814182
    Publicado em

    21/09/2023

    Páginas

    102-113

    Capítulo

    8

    Resumo

    As ciências naturais são elementos fundamentais do conteúdo curricular que atuam na formação científica dos educandos, tendo como cerne a compreensão dos fenômenos naturais que compõem nossa realidade, e a partir desse processo, suscita o desenvolvimento de competências tais como: o questionamento, a elaboração de hipóteses, a resolução de problemas e a análise de dados. Entretanto, a maneira que o ensino de ciências é conduzido no país, de forma isolada e conceitual, repleto de conceitos e teorias que aparentam ser abstratas, torna-o desconexo à realidade, causando o desinteresse por parte dos estudantes. É nesta conjuntura que as práticas pedagógicas interdisciplinares se mostram como expoentes no aprendizado significativo das ciências, que através da contextualização dos conteúdos e associação com saberes de outras áreas do conhecimento de forma integrada, proporcionam um aprendizado plural. A partir de referenciais teóricos da prática interdisciplinar, e das contribuições para o processo de ensino-aprendizagem das ciências, o presente trabalho pretende estabelecer de forma breve uma reflexão sobre as concepções de interdisciplinaridade na prática docente, tendo como objetivo não apenas o fazer pedagógico, mas também os obstáculos inerentes a ela.

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    Palavras-chave

    Ensino de Ciências; Interdisciplinaridade; Práticas Pedagógicas.

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