INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O SUCESSO DO FUTURO

Code: 220308175
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Título

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O SUCESSO DO FUTURO

Autores(as):
  • Camila Stephanie Arsie

    Arsie, Camila Stephanie

  • Isabela Cazé de Souza

    Souza, Isabela Cazé de

  • Kethleen Ohana Pot

    Pot, Kethleen Ohana

  • Maria Luísa Kovalhuk

    Kovalhuk, Maria Luísa

  • Mariana Góes Turchenski

    Turchenski, Mariana Góes

DOI
10.37885/220308175
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1840-1858

Capítulo

146

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Objetivo: combater a violência nas escolas, auxiliando as crianças a compreenderem a si mesmas e, por consequência, entenderem como agir perante os outros. O modelo de intervenção proposto foi formulado para ser aplicado em horário contraturno escolar, visando a realização de um trabalho proveitoso e sem afetar grandemente a organização horária escolar. Métodos: A elaboração do projeto consistiu em uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, a partir de um levantamento de materiais publicados física e eletronicamente, com o formato inicial de trabalho acadêmico à disciplina de Práticas Psicológicas no Contexto de Educação. Posteriormente, foi dado andamento à elaboração do projeto a partir da perspectiva cognitivo comportamental. Resultados: Foi elaborado um projeto interventivo sobre cada um dos cinco domínios da inteligência emocional de Daniel Goleman (1995), o qual ainda não pôde ser aplicado devido à pandemia. Conclusão: Esse tipo de intervenção pode ser bastante proveitoso na formação infantil, sendo um tema a ser mais destacado a partir das circunstâncias da pandemia de COVID-19, podendo futuramente ser aplicado.

Palavras-chave

Quociente Emocional, Prevenção, Intervenção, Criança, Escola.

Autor(a) Correspondente
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