INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUARIA E FLORESTA (ILPF) EM AREA DE RESERVA LEGAL NO PA SANTA ANA, MÃE DO RIO-PARA

Code: 221111042
27
0
Título

INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUARIA E FLORESTA (ILPF) EM AREA DE RESERVA LEGAL NO PA SANTA ANA, MÃE DO RIO-PARA

Autores(as):
  • Marcelo Augusto Machado Vasconcelos

    Vasconcelos, Marcelo Augusto Machado

  • Osvaldo Kato

    Kato, Osvaldo

  • Paulo Celso Santiago Bittencourt

    Bittencourt, Paulo Celso Santiago

  • Paulo Alves de Melo

    Melo, Paulo Alves de

  • Arthur Vinícius Ferreira dos Santos

    Santos, Arthur Vinícius Ferreira dos

  • José Alessandro Belém Pimentel

    Pimentel, José Alessandro Belém

DOI
10.37885/221111042
Publicado em

01/02/2023

Páginas

61-76

Capítulo

5

Resumo

A recente conscientização para a recuperação de áreas antropizadas mostra como é grande o desconhecimento sobre a prática de plantar florestas aliadas a criações, apesar de vários esforços que estão sendo desenvolvidos por alunos, professores, técnicos e pesquisadores para integração lavoura-pecuaria e floresta (ILPF) visando à conservação da biodiversidade e recuperação dessas áreas, em especial as Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), pois diversas questões têm representado obstáculos ao desenvolvimento de técnicas e praticas empíricas com esta finalidade. O presente artigo teve por objetivo identificar as experiências (técnicas e empíricas) nos âmbito ILPF em Unidade de Produção (UP) do Projeto de Assentamento (PA) Santa Ana localizada no município de Mãe do Rio, bem como oferecer uma reflexão na busca de uma educação horizontal baseados em conhecimentos (técnico e empírico) referente à ILPF voltados para RL e APP. Para alcance deste artigo foram feitas entrevistas abertas e semi-estruturadas por alunos junto aos agricultores familiares e revisão de literatura. Conclui-se que apropriação de novos conhecimentos traz informações para o debate entre todos os atores do ensino-pesquisa-extensão e mostra que a ILPF é uma alternativa econômica e sustentável para reposição de RL em UP, pois estudos técnico-científicos e experiências desses agricultores apontam que a implantação da ILPF resulta em importantes benefícios econômicos, ambientais e sociais devido integrar duas ou mais atividades proporcionando o uso racional da terra.

Palavras-chave

Participação, Agricultores familiares, Conhecimento técnico, Conhecimento empírico, Sistemas de produção, Recursos Naturais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.