INTEGRAÇÃO-ENSINO E SERVIÇO E OS DESAFIOS PARA FORTALECER A EDUCAÇÃO E O TRABALHO: REFLEXÃO TEÓRICA-CONCEITUAL
Silvana Lima Vieira
Vieira, Silvana Lima
Verônica Rita Pina Vieira
Vieira, Verônica Rita Pina
Ceci Figuerêdo Silva
Silva, Ceci Figuerêdo
18/11/2020
626-642
46
Introdução: A integração ensino-serviço (IES) também é uma estratégia importante para a formação de profissionais que atendam aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Pode ser entendida como o trabalho coletivo, pactuado e integrado de discentes e docentes com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, visando à qualidade de atenção à saúde individual e coletiva, à qualidade da formação profissional e ao desenvolvimento e satisfação dos trabalhadores dos serviços. A IES tem sido pauta relevante na consolidação do SUS, muito embora tenhamos várias interfaces neste campo, a articulação entre a assistência e a docência nos espaços de práticas, ainda necessita de reflexões fundamentadas e de aperfeiçoamento para a promoção da integração ensino-serviço. Objetivo: Refletir aspectos teórico-conceituais sobre Integração-ensino e serviço, os desafios para fortalecer a educação e o trabalho. Metodologia: reflexão teórica a partir de elementos que compõe a Integração-Ensino e Serviço, a partir de revisão do estado da arte sobre a temática. Foi utilizado como descritores: IES, formação e Unidade docente assistencial. Resultados e conclusões: a reflexão de aspectos teórico-conceituais permitiu vislumbrar a complexidade da relação entre a IES num cenário permeado por disputas do campo político e ideológico que circunda o SUS. Para a efetivação e alcance da qualidade da atenção e formação em saúde, é imprescindível que a formação seja realizada em ato, considerando as problemáticas e realidades a partir de cenários de prática e vivências, inclusive com as Unidades Docentes Assistenciais.
Unidade Docente assistencial. Cuidado. Formação. Sistema Único de Saúde.
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