INSTITUIÇÕES ESCOLARES E SUAS FONTES NAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Code: 240215689
3
0
Título

INSTITUIÇÕES ESCOLARES E SUAS FONTES NAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autor(a):
  • Lidiany Cristina Oliveira

    Oliveira, Lidiany Cristina

DOI
10.37885/240215689
Publicado em

30/03/2024

Páginas

72-81

Capítulo

4

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a contribuição da história das instituições escolares e suas fontes nas disciplinas de História da educação dos Cursos de Pedagogia. A introdução do estudante de graduação no trabalho de pesquisa, identificação e análise das fontes históricas das instituições escolares faz com que estes sintam-se parte do próprio movimento da História, despertando seu interesse em produções acadêmicas neste campo de estudos e pesquisas, como trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica e de extensão, valorizando a importância das fontes históricas e a necessidade de sua preservação. A partir da perspectiva da totalidade histórica, a história das instituições escolares também possibilita compreender algumas das contradições da educação brasileira no tempo presente.

Palavras-chave

História da educação, Instituições escolares, Fontes históricas

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.