INSTITUIÇÕES ESCOLARES E SUAS FONTES NAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Lidiany Cristina Oliveira
Oliveira, Lidiany Cristina
30/03/2024
72-81
4
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a contribuição da história das instituições escolares e suas fontes nas disciplinas de História da educação dos Cursos de Pedagogia. A introdução do estudante de graduação no trabalho de pesquisa, identificação e análise das fontes históricas das instituições escolares faz com que estes sintam-se parte do próprio movimento da História, despertando seu interesse em produções acadêmicas neste campo de estudos e pesquisas, como trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica e de extensão, valorizando a importância das fontes históricas e a necessidade de sua preservação. A partir da perspectiva da totalidade histórica, a história das instituições escolares também possibilita compreender algumas das contradições da educação brasileira no tempo presente.
História da educação, Instituições escolares, Fontes históricas
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.