INOVAÇÃO NO MODELO DE NEGÓCIO: A PRODUÇÃO DE QUEIJO DE CABRA COM SABORES EXÓTICOS NO TERRITÓRIO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Code: 210605073
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Título

INOVAÇÃO NO MODELO DE NEGÓCIO: A PRODUÇÃO DE QUEIJO DE CABRA COM SABORES EXÓTICOS NO TERRITÓRIO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Autores(as):
  • Aluísio Sampaio Neto

    Sampaio Neto, Aluísio

  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

    Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa

  • José Lincoln Pinheiro Araújo

    Araújo, José Lincoln Pinheiro

  • Antônio de Santana Padilha Neto

    Padilha Neto, Antônio de Santana

  • Ana Paula Batista de Oliveira

    Oliveira, Ana Paula Batista de

  • Ana Carla Pereira da Silva

    Silva, Ana Carla Pereira da

  • Maria Victoria Souza Gonçalves Brito

    Brito, Maria Victoria Souza Gonçalves

  • Ana Carla Mendes Coelho

    Coelho, Ana Carla Mendes

  • Márcia Rejane Lopes Cavalcante

    Cavalcante, Márcia Rejane Lopes

  • Edson Rodrigues da Silva

    Silva, Edson Rodrigues da

DOI
10.37885/210605073
Publicado em

01/10/2021

Páginas

243-252

Capítulo

16

Resumo

O Quadro de Modelo de Negócios ou “Business Model Canvas”, como também é conhecido, é uma ferramenta que permite planejar, criar ou reformular algum empreendimento, contribuindo assim, para torná-lo mais inovador. Desenvolvido pelo suíço Alex Osterwalder (2000), é um instrumento que visa compreender de maneira fácil e lógica a estrutura de um negócio, a partir da descrição de elementos e fases que compõem o empreendimento, como: Proposta de Valor, Segmento de Clientes, Canais de Distribuição, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos Principais, Atividades Principais, Parcerias Principais e Estrutura de Custos. Objetivo: demonstrar a experiência exitosa de um casal de empreendedores no município de Casa Nova - Bahia, que potencializou a sua renda familiar, beneficiando o leite de cabra, aliando à carne seca, vinho e orégano, ingredientes bastante característicos da Região Nordeste, assim, inovando e dando origem aos queijos de leite de cabra com sabores exóticos, como carne seca, banhado ao vinho e com orégano. Método: é um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Resultados: Os queijos de leite de cabra pesam entre 330 e 500 gramas, são condicionados em embalagem plástica, lacrada, onde a matéria-prima do produto, uma parte é produzida no próprio empreendimento e demais ingredientes, adquiridos no município. Conclusão: Devido à diversidade de recursos naturais existentes no Semiárido nordestino e ao fato de que estas apresentam propriedades adequadas para o processamento, além de propriedades funcionais, demonstra-se que este é um mercado que tem potencial de crescimento no Brasil.

Palavras-chave

Business Model Canvas, Grupo Familiar, Inovação, Oportunidade, Produção Artesanal.

Autor(a) Correspondente
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