INOVAÇÃO NO MODELO DE NEGÓCIO: A PRODUÇÃO DE QUEIJO DE CABRA COM SABORES EXÓTICOS NO TERRITÓRIO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
Aluísio Sampaio Neto
Sampaio Neto, Aluísio
Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco
Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa
José Lincoln Pinheiro Araújo
Araújo, José Lincoln Pinheiro
Antônio de Santana Padilha Neto
Padilha Neto, Antônio de Santana
Ana Paula Batista de Oliveira
Oliveira, Ana Paula Batista de
Ana Carla Pereira da Silva
Silva, Ana Carla Pereira da
Maria Victoria Souza Gonçalves Brito
Brito, Maria Victoria Souza Gonçalves
Ana Carla Mendes Coelho
Coelho, Ana Carla Mendes
Márcia Rejane Lopes Cavalcante
Cavalcante, Márcia Rejane Lopes
Edson Rodrigues da Silva
Silva, Edson Rodrigues da
01/10/2021
243-252
16
AGRICULTURA E AGROINDÚSTRIA NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
O Quadro de Modelo de Negócios ou “Business Model Canvas”, como também é conhecido, é uma ferramenta que permite planejar, criar ou reformular algum empreendimento, contribuindo assim, para torná-lo mais inovador. Desenvolvido pelo suíço Alex Osterwalder (2000), é um instrumento que visa compreender de maneira fácil e lógica a estrutura de um negócio, a partir da descrição de elementos e fases que compõem o empreendimento, como: Proposta de Valor, Segmento de Clientes, Canais de Distribuição, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos Principais, Atividades Principais, Parcerias Principais e Estrutura de Custos. Objetivo: demonstrar a experiência exitosa de um casal de empreendedores no município de Casa Nova - Bahia, que potencializou a sua renda familiar, beneficiando o leite de cabra, aliando à carne seca, vinho e orégano, ingredientes bastante característicos da Região Nordeste, assim, inovando e dando origem aos queijos de leite de cabra com sabores exóticos, como carne seca, banhado ao vinho e com orégano. Método: é um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Resultados: Os queijos de leite de cabra pesam entre 330 e 500 gramas, são condicionados em embalagem plástica, lacrada, onde a matéria-prima do produto, uma parte é produzida no próprio empreendimento e demais ingredientes, adquiridos no município. Conclusão: Devido à diversidade de recursos naturais existentes no Semiárido nordestino e ao fato de que estas apresentam propriedades adequadas para o processamento, além de propriedades funcionais, demonstra-se que este é um mercado que tem potencial de crescimento no Brasil.
Business Model Canvas, Grupo Familiar, Inovação, Oportunidade, Produção Artesanal.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.