INICIAÇÃO ESPORTIVA E ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE: O DISCURSO E A PRÁXIS

Code: 200400045
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Título

INICIAÇÃO ESPORTIVA E ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE: O DISCURSO E A PRÁXIS

Autores(as):
  • Maria Luiza Bertoni

    Bertoni, M.L

  • Cassio José Silva Almeida

    Almeida, C. J. S

DOI
10.37885/200400045
Publicado em

15/06/2020

Páginas

168-176

Capítulo

22

Resumo

O presente trabalho refere-se a parte de um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura que está sendo desenvolvido como requisito de obtenção do grau de licenciado em Educação Física. Iniciação esportiva entende-se como o período em que a criança aprende de forma específica e planejada a prática de uma ou mais modalidades esportiva, onde seu objetivo é dar continuidade ao seu desenvolvimento e não a competição regular (RAMOS, 2008). A iniciação esportiva é importante para o desenvolvimento integral da criança, desde que seja respeitada cada fase de aprendizado. Quando as fases são atropeladas e as competições são mais importantes que o lazer e a vivencia da criança naquela determinada modalidade, acontece a especialização precoce que tende reduzir as possibilidades educacionais do esporte na infância, influenciando ao abandono precoce da prática esportiva (GALATTI, 2012), trazendo consequências sérias para o desenvolvimento social, intelectual e motor da criança. A pedagogia do esporte vem investigar a prática educativa e está presente desde a iniciação esportiva ao treinamento de alto rendimento. Tendo como objetivo a reflexão, sistematização, avaliação, organização e a crítica do processo educativo por meio do esporte (LEONARDI, 2014). O objetivo do trabalho é questionar a forma como o esporte é conduzido pedagogicamente na escola, observando como o esporte é desenvolvido nas aulas de educação física do ensino fundamental I, no Município de São João da Boa Vista – SP, e observar o discurso e a práxis em relação a iniciação esportiva na escola. A coleta de informações será desenvolvida a partir da observação das aulas de educação Física que tem como referência as participações obrigatórias decorrentes das horas de estágio. A abordagem da pesquisa é qualitativa e participativa. Todo esse conteúdo oriundo das sessões de estágio será transcrito em texto e posteriormente analisado segundo a metodologia da análise de conteúdo de BARDIN (2013). As análises mostram que no primeiro e segundo ano do ensino fundamental houve iniciação esportiva precoce, porém não houve uma especialização precoce. Já no terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental, identifica-se que a iniciação esportiva está na sua fase correta, não identificando especialização precoce.

Palavras-chave

iniciação, esportiva, especialização, precoce, pedagogia, do, esporte

Autor(a) Correspondente
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