INFLUENZA (GRIPE)

Code: 201001751
189
89
Título

INFLUENZA (GRIPE)

Autores(as):
  • Julival Fagundes Ribeiro

    Ribeiro, Julival Fagundes

  • Nancy Cristina Junqueira Bellei

    Bellei, Nancy Cristina Junqueira

  • Nelson Silvestre Garcia Chaves

    Chaves, Nelson Silvestre Garcia

  • Derek Chaves Lopes

    Lopes, Derek Chaves

  • Gabriel Elias de Macedo

    Macedo, Gabriel Elias de

DOI
10.37885/201001751
Publicado em

01/12/2020

Páginas

245-270

Capítulo

21

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica a fim de explicar os mais recentes aspectos etiológicos, epidemiológicos, de transmissão, clínicos, diagnósticos, de tratamento e preventivos sobre a Influenza Método: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, desenvolvida com base no material já publicado, especialmente em relatórios de órgãos governamentais e agências não governamentais, recomendações de sociedades médicas e pesquisas secundárias publicadas em periódicos. Resultados: Os resultados evidenciaram a importância clínica e epidemiológica do vírus Influenza, o quadro clínico, fatores para o diagnóstico, bases terapêuticas, prevenções gerais e vacinação. Considerações Finais: É necessário o monitoramento epidemiológico constante do vírus Influenza, a fim de identificar o surgimento de novas cepas virais e orientar as medidas de prevenção específicas para essas, evitando a ocorrência de graves epidemias.

Palavras-chave

Influenza Humana, Infecções por Orthomyxoviridae, Vacinas contra Influenza, Vírus da Influenza A , Vírus da Influenza B.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.