INFLUÊNCIA DE UM AMBIENTE AFETIVO POSITIVO, EM SALA DE AULA, SOBRE O ESTADO MOTIVACIONAL DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
Rosane Antunes da Silva
Silva, Rosane Antunes da
Sílvia Letícia dos Anjos Ventura
Ventura, Sílvia Letícia dos Anjos
Iara Kerch Soares
Soares, Iara Kerch
Adriana Barni Truccolo
Truccolo, Adriana Barni
02/05/2021
106-118
7
TEMAS DA DIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE PESQUISA - VOLUME 2
A escola pode ser um local propício para a criação de um ambiente mais estimulante e afetivo ao adolescente tendo o professor como um aliado, como aquele que impõe limites e mostra possibilidades, aquele que media a construção de conhecimentos e preocupa-se com a apropriação deles, compromete-se com a ação que realiza, percebendo o aluno como único, dotado de ideias, sentimentos, emoções e expressões. A partir do exposto objetivou-se investigar se um ambiente afetivo positivo em sala de aula exerce influência à motivação em aprender por parte de adolescentes. Pesquisa de levantamento com abordagem quantitativa e recorte transversal, realizada de março a dezembro de 2018 com 836 adolescentes estudantes do ensino médio de sete escolas públicas estaduais. O instrumento utilizado foi um questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados obtidos constatamos que os alunos são perceptivos e são influenciados pelo estado de humor do professor e que ele afeta positiva ou negativamente na motivação dos alunos em aprender. Um professor amigo, conselheiro, interessado, sério em alguns momentos e brincalhão em outros momentos, com voz serena e chamativa foram as características positivas levantadas pelos adolescentes do ensino médio para que se sintam motivados a aprender. Conclui-se que todas as condições que se fazem necessárias para transformar o espaço escolar num ambiente acolhedor, com princípios pedagógicos eficazes estão relacionadas com a afetividade e o trabalho docente.
Afetividade, Motivação, Escola, Aluno, Professor.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.