INFLUÊNCIA DE UM AMBIENTE AFETIVO POSITIVO, EM SALA DE AULA, SOBRE O ESTADO MOTIVACIONAL DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO

Code: 210404102
19
3
Título

INFLUÊNCIA DE UM AMBIENTE AFETIVO POSITIVO, EM SALA DE AULA, SOBRE O ESTADO MOTIVACIONAL DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO

Autores(as):
  • Rosane Antunes da Silva

    Silva, Rosane Antunes da

  • Sílvia Letícia dos Anjos Ventura

    Ventura, Sílvia Letícia dos Anjos

  • Iara Kerch Soares

    Soares, Iara Kerch

  • Adriana Barni Truccolo

    Truccolo, Adriana Barni

DOI
10.37885/210404102
Publicado em

02/05/2021

Páginas

106-118

Capítulo

7

Resumo

A escola pode ser um local propício para a criação de um ambiente mais estimulante e afetivo ao adolescente tendo o professor como um aliado, como aquele que impõe limites e mostra possibilidades, aquele que media a construção de conhecimentos e preocupa-se com a apropriação deles, compromete-se com a ação que realiza, percebendo o aluno como único, dotado de ideias, sentimentos, emoções e expressões. A partir do exposto objetivou-se investigar se um ambiente afetivo positivo em sala de aula exerce influência à motivação em aprender por parte de adolescentes. Pesquisa de levantamento com abordagem quantitativa e recorte transversal, realizada de março a dezembro de 2018 com 836 adolescentes estudantes do ensino médio de sete escolas públicas estaduais. O instrumento utilizado foi um questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados obtidos constatamos que os alunos são perceptivos e são influenciados pelo estado de humor do professor e que ele afeta positiva ou negativamente na motivação dos alunos em aprender. Um professor amigo, conselheiro, interessado, sério em alguns momentos e brincalhão em outros momentos, com voz serena e chamativa foram as características positivas levantadas pelos adolescentes do ensino médio para que se sintam motivados a aprender. Conclui-se que todas as condições que se fazem necessárias para transformar o espaço escolar num ambiente acolhedor, com princípios pedagógicos eficazes estão relacionadas com a afetividade e o trabalho docente.

Palavras-chave

Afetividade, Motivação, Escola, Aluno, Professor.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.