INFLUÊNCIA DA SAZONALIDADE NOS TEORES DE COMPOSTOS FENÓLICOS E DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE FLORES DE DUAS CULTIVARES DE JAMBU (ACMELLA OLERACEA (L.) R. K. JANSEN)
INFLUÊNCIA DA SAZONALIDADE NOS TEORES DE COMPOSTOS FENÓLICOS E DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE FLORES DE DUAS CULTIVARES DE JAMBU (ACMELLA OLERACEA (L.) R. K. JANSEN)
Ana Paula de Souza e Silva
Flávia Cristina Seabra Pires
Sérgio Henrique Brabo de Sousa
Maria Caroline Rodrigues Ferreira
Letícia Maria Martins Siqueira
Eduardo Gama Ortiz Menezes
Ivonete Quaresma da Silva de Aguiar
Andréia de Fátima Souza Araújo
Raul Nunes de Carvalho Junior
18/12/2020
274-282
18
Objetivo: Determinar o teor de compostos fenólicos totais e atividade antioxidante de flores de duas cultivares de jambu (Nazaré e Jamburana) e avaliar possíveis diferenças entre as duas. Métodos: Foram utilizadas flores provenientes de cultivos realizados em dois períodos do ano (estação úmida e estação seca), e para cada cultivo, foram realizadas duas colheitas (61 e 76 dias após a semeadura). Resultados: Os teores de compostos fenólicos totais mostraram que o cultivo na estação úmida apresentou maiores valores para as duas cultivares, sendo os tempos de colheita antecipados (61 dias) os que apresentaram maiores concentrações. A atividade antioxidante apresentou resultados que se relacionam aos teores de fenólicos totais, por também apresentarem maiores valores para estação úmida, porém diferiram-se nos tempos de colheita, sendo os de maior tempo (76 dias) os que apresentaram maiores resultados. Conclusão: As duas cultivares apresentaram diferenças, sendo a cultivar Nazaré a que possui maiores níveis de compostos fenólicos totais e atividade antioxidante, e que o período de colheita com melhores rendimentos foi a estação úmida.
Ler mais...Jambu; Compostos fenólicos; Atividade antioxidante.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.