INFLUÊNCIA DA SAZONALIDADE NOS TEORES DE COMPOSTOS FENÓLICOS E DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE FLORES DE DUAS CULTIVARES DE JAMBU (ACMELLA OLERACEA (L.) R. K. JANSEN)

Code: 201102248
39
12
Título

INFLUÊNCIA DA SAZONALIDADE NOS TEORES DE COMPOSTOS FENÓLICOS E DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE FLORES DE DUAS CULTIVARES DE JAMBU (ACMELLA OLERACEA (L.) R. K. JANSEN)

Autores(as):
  • Ana Paula de Souza e Silva

    Silva, Ana Paula de Souza e

  • Flávia Cristina Seabra Pires

    Pires, Flávia Cristina Seabra

  • Sérgio Henrique Brabo de Sousa

    Sousa, Sérgio Henrique Brabo de

  • Maria Caroline Rodrigues Ferreira

    Ferreira, Maria Caroline Rodrigues

  • Letícia Maria Martins Siqueira

    Siqueira, Letícia Maria Martins

  • Eduardo Gama Ortiz Menezes

    Menezes, Eduardo Gama Ortiz

  • Ivonete Quaresma da Silva de Aguiar

    Aguiar, Ivonete Quaresma da Silva de

  • Andréia de Fátima Souza Araújo

    Araújo, Andréia de Fátima Souza

  • Raul Nunes de Carvalho Junior

    Carvalho Junior, Raul Nunes de

DOI
10.37885/201102248
Publicado em

19/12/2020

Páginas

274-282

Capítulo

18

Resumo

Objetivo: Determinar o teor de compostos fenólicos totais e atividade antioxidante de flores de duas cultivares de jambu (Nazaré e Jamburana) e avaliar possíveis diferenças entre as duas. Métodos: Foram utilizadas flores provenientes de cultivos realizados em dois períodos do ano (estação úmida e estação seca), e para cada cultivo, foram realizadas duas colheitas (61 e 76 dias após a semeadura). Resultados: Os teores de compostos fenólicos totais mostraram que o cultivo na estação úmida apresentou maiores valores para as duas cultivares, sendo os tempos de colheita antecipados (61 dias) os que apresentaram maiores concentrações. A atividade antioxidante apresentou resultados que se relacionam aos teores de fenólicos totais, por também apresentarem maiores valores para estação úmida, porém diferiram-se nos tempos de colheita, sendo os de maior tempo (76 dias) os que apresentaram maiores resultados. Conclusão: As duas cultivares apresentaram diferenças, sendo a cultivar Nazaré a que possui maiores níveis de compostos fenólicos totais e atividade antioxidante, e que o período de colheita com melhores rendimentos foi a estação úmida.

Palavras-chave

Jambu; Compostos fenólicos; Atividade antioxidante.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.