INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Vanessa Azevedo Cabral da Silva
Silva, Vanessa Azevedo Cabral da
Maria Girlene Callado da Silva
Silva, Maria Girlene Callado da
Maria Iveni de Lima Silva
Silva, Maria Iveni de Lima
08/12/2020
319-328
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O presente artigo busca: analisar se a prática pedagógica docente em educação inclusiva é construída também pela formação inicial dos professores do campo na Mata Sul de Pernambuco. Para isso pensamos em: a) identificar se na formação inicial dos educadores foram abordadas temáticas de educação especial ou inclusiva; e b) identificar como as discussões dessas temáticas contribuíram para sua prática pedagógica docente nas escolas do campo. A abordagem adotada é a perspectiva qualitativa, os procedimentos foram: o questionário, que foi aplicado com oito professores dos municípios de: Joaquim Nabuco, Cortês, Palmares e Água Preta, que fazem parte da Mata Sul pernambucana. Para análise dos dados nos baseamos na análise de conteúdo, fazendo uso da revisão bibliográfica para apresentação dos resultados e discussão. Percebemos então, a importância da formação inicial como contribuição para a prática pedagógica docente reflexiva desses professores em busca de diversos fatores que permitam a inclusão dos alunos com deficiência garantindo a permanência e aprendizagem significativa desses estudantes.
Educação Inclusiva, Educação do Campo, Prática Pedagógica Docente
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