INFLUÊNCIA DA ESTEATOSE HEPÁTICA E DA SÍNDROME METABÓLICA NA RESPOSTA AO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO ANTIVIRAL DE PORTADORES DE HEPATITE B CRÔNICA

Code: 240215731
1
0
Título

INFLUÊNCIA DA ESTEATOSE HEPÁTICA E DA SÍNDROME METABÓLICA NA RESPOSTA AO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO ANTIVIRAL DE PORTADORES DE HEPATITE B CRÔNICA

Autores(as):
  • Lorenzo Gavazza

    Gavazza, Lorenzo Nico

  • Kamilla Folli

    Folli, Kamilla Ramos

  • Tania Reuter

    Reuter, Tania Queiroz

DOI
10.37885/240215731
Publicado em

30/03/2024

Páginas

162-175

Capítulo

11

Resumo

Introdução: A influência da Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e da Síndrome metabólica (SM) no tratamento antiviral dos portadores de hepatite B crônica (HBC) ainda é incerta na literatura. O aumento da prevalência dessas comorbidades na população geral, pode influenciar a resposta antiviral nos portadores de HBC. Objetivo: Avaliar a influência da DHGNA e SM no tempo de resposta virológica completa (RVC) em pacientes portadores de HBC. Métodos: Estudo transversal retrospectivo em que pacientes portadores de HBC foram divididos em dois grupos: sem comorbidades (G1) e portadores de DHGNA e/ou SM (G2). Após descrever suas características clínico-epidemiológicas e bioquímicas, avaliamos os grupos em dois momentos, no início de terapia antiviral e no momento em que foi atingido RVC, comparando o tempo em meses de ambos os grupos até a negativação. Resultados: Foram avaliados 65 pacientes após critérios de exclusão (G1:48; G2:17). Após descrição da população, foi possível avaliar o perfil de pacientes da população e encontrado tempo médio até RVC no G1 de 10,5 meses e no G2 de 14 meses (p=0,019). Conclusão: A presença de DHGNA e/ou SM retarda a resposta virológica completa em indivíduos em tratamento de hepatite B crônica. A avaliação conjunta dessas comorbidades podem beneficiar a resposta terapêutica nos indivíduos com hepatite B crônica.

Palavras-chave

Hepatite B Crônica; Síndrome Metabólica; Hepatopatia Gordurosa não Alcoólica; Tratamento Farmacológico; Resultado do Tratamento.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.