ÍNDICES DE CONCENTRAÇÃO NO MERCADO DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS BRASILEIRO, 2000 A 2014

Code: 220508969
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Título

ÍNDICES DE CONCENTRAÇÃO NO MERCADO DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS BRASILEIRO, 2000 A 2014

Autores(as):
  • Igor Rhuan Ataíde Monteiro

    Monteiro, Igor Rhuan

  • Sabrina Faria de Queiroz

    Queiroz, S. F.

  • Antônio Marcos de Queiroz

    Queiroz, A. M.

  • Cláudia Regina Rosal Carvalho

    Carvalho, C.R.R.

  • Thaís Guimarães Alves

    Alves, T. G.

DOI
10.37885/220508969
Publicado em

02/07/2022

Páginas

1137-1162

Capítulo

76

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IV

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a evolução do grau de concentração do mercado de distribuição de combustíveis brasileiro no período de 2000 a 2014 como forma de evidenciar o impacto da desregulamentação ocorrida na década de 1990. Para cumprir o objetivo mencionado, realiza-se uma revisão dos conceitos relacionados ao tema, um estudo histórico da formação do mercado de distribuição de combustíveis brasileiro desde sua criação, assim como processos de fusões e aquisições da década de 1990 até 2016. Após a introdução da discussão teórica, são calculados os índices de concentração C4 e C8 para identificar a concentração de mercado. Os resultados mostram que o impacto imediato da desregulamentação foi um grande aumento da competição no mercado e a existência de grandes empresas dominantes. Ao longo do tempo a concentração aumentou por causa das estratégias tomadas pelas empresas, resultando em poucas empresas sendo responsáveis por em média 70% do volume total comercializado no mercado geral.

Palavras-chave

Índices de Concentração, Distribuição de Combustíveis, Fusões, Aquisições.

Autor(a) Correspondente
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