ÍNDICES DE CONCENTRAÇÃO NO MERCADO DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS BRASILEIRO, 2000 A 2014
Igor Rhuan Ataíde Monteiro
Monteiro, Igor Rhuan
Sabrina Faria de Queiroz
Queiroz, S. F.
Antônio Marcos de Queiroz
Queiroz, A. M.
Cláudia Regina Rosal Carvalho
Carvalho, C.R.R.
Thaís Guimarães Alves
Alves, T. G.
02/07/2022
1137-1162
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O presente trabalho tem o objetivo de analisar a evolução do grau de concentração do mercado de distribuição de combustíveis brasileiro no período de 2000 a 2014 como forma de evidenciar o impacto da desregulamentação ocorrida na década de 1990. Para cumprir o objetivo mencionado, realiza-se uma revisão dos conceitos relacionados ao tema, um estudo histórico da formação do mercado de distribuição de combustíveis brasileiro desde sua criação, assim como processos de fusões e aquisições da década de 1990 até 2016. Após a introdução da discussão teórica, são calculados os índices de concentração C4 e C8 para identificar a concentração de mercado. Os resultados mostram que o impacto imediato da desregulamentação foi um grande aumento da competição no mercado e a existência de grandes empresas dominantes. Ao longo do tempo a concentração aumentou por causa das estratégias tomadas pelas empresas, resultando em poucas empresas sendo responsáveis por em média 70% do volume total comercializado no mercado geral.
Índices de Concentração, Distribuição de Combustíveis, Fusões, Aquisições.
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