ÍNDICES DE CONCENTRAÇÃO NO MERCADO DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS BRASILEIRO, 2000 A 2014

Code: 220508969
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Título

ÍNDICES DE CONCENTRAÇÃO NO MERCADO DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS BRASILEIRO, 2000 A 2014

Autores(as):
  • Igor Rhuan Ataíde Monteiro

  • Sabrina Faria de Queiroz

  • Antônio Marcos de Queiroz

  • Cláudia Regina Rosal Carvalho

  • Thaís Guimarães Alves

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220508969
    Publicado em

    02/07/2022

    Páginas

    1137-1162

    Capítulo

    76

    Resumo

    O presente trabalho tem o objetivo de analisar a evolução do grau de concentração do mercado de distribuição de combustíveis brasileiro no período de 2000 a 2014 como forma de evidenciar o impacto da desregulamentação ocorrida na década de 1990. Para cumprir o objetivo mencionado, realiza-se uma revisão dos conceitos relacionados ao tema, um estudo histórico da formação do mercado de distribuição de combustíveis brasileiro desde sua criação, assim como processos de fusões e aquisições da década de 1990 até 2016. Após a introdução da discussão teórica, são calculados os índices de concentração C4 e C8 para identificar a concentração de mercado. Os resultados mostram que o impacto imediato da desregulamentação foi um grande aumento da competição no mercado e a existência de grandes empresas dominantes. Ao longo do tempo a concentração aumentou por causa das estratégias tomadas pelas empresas, resultando em poucas empresas sendo responsáveis por em média 70% do volume total comercializado no mercado geral.

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    Palavras-chave

    Índices de Concentração, Distribuição de Combustíveis, Fusões, Aquisições.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH IV

    Licença

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