INCLUSÃO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE) – CAMPUS JAGUARIBE

Code: 201001930
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Título

INCLUSÃO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE) – CAMPUS JAGUARIBE

Autor(a):
  • Wagnólia de M. N. Leal

    Leal, Wagnólia de M. N.

DOI
10.37885/201001930
Publicado em

08/12/2020

Páginas

309-318

Capítulo

21

Resumo

O objeto de estudo deste trabalho destaca a inclusão escolar vivenciada no Instituto Federal do Ceará (IFCE) - campus Jaguaribe no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem nos cursos técnico e superior. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. O referencial teórico utilizado auxilia na análise das políticas voltadas para a inclusão escolar nas instituições de ensino superior, em especial da rede federal de educação profissional e tecnológica. Foram averiguadas as atuações em curso no IFCE, considerando-se as metas e ações do Plano de Desenvolvimento Institucional, do Projeto Pedagógico do Curso, do Regulamento da Organização Didática, do Planejamento Estratégico, leis e de outros documentos com a finalidade de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no campus em estudo. Os resultados propiciaram um panorama sobre a realidade da instituição, configurando-se como um diagnóstico fundamental para a implantação e implementação de um processo inclusivo que vise uma educação de qualidade para todos. Conclui-se que a inclusão escolar no campus investigado vem ocorrendo, e apesar das dificuldades e entraves, uma série de mudanças e ações consolidadas favorecem a proposta inclusiva e sua aceitação pela comunidade escolar. No entanto, para que ocorra a inclusão é necessária uma adesão de toda a comunidade acadêmica, a fim de que os propósitos educativos visem ações efetivas para o bom desempenho de todos os estudantes.

Palavras-chave

Inclusão. Diversidade. IFCE. Cursos Técnico e Superior.

Autor(a) Correspondente
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