INCLUSÃO E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DOS ESPORTES ADAPTADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Code: 220509055
20
3
Título

INCLUSÃO E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DOS ESPORTES ADAPTADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autor(a):
  • Nerijane de Almeida Monteiro

    Monteiro, Nerijane de Almeida

DOI
10.37885/220509055
Publicado em

30/07/2022

Páginas

84-96

Capítulo

6

Resumo

O presente estudo tem por objetivo discutir as possibilidades pedagógicas dos esportes adaptados nas aulas de educação física escolar do ensino médio integrado. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e de inspiração no referencial da pesquisa-ação desenvolvido junto a uma turma de segundo ano do ensino médio integrado do Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Macau. Tematizou-se durante as aulas do segundo bimestre letivo do ano de 2019, três esportes adaptados, através de uma sequência didática onde pudemos apresentar, e em seguida levar os alunos a experienciar os esportes adaptados, suscitando discussões acerca das interações entre os jogadores, apontando suas convergências e divergências em relação aos esportes convencionais. Por fim, ainda foi possível debater sobre a pouca expressividade social das modalidades adaptadas, bem como discutir questões sobre padrões de corpo, preconceito, capacidade/incapacidade e inclusão na sociedade. As aulas foram estruturadas metodologicamente conforme as abordagens crítico-superadora e crítico-emancipatória. Utilizou-se para a coleta de dados a aplicação de uma entrevista junto aos alunos da turma e as respostas foram analisadas através de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que o acesso às práticas esportivas adaptadas suscitou junto a turma, reflexões positivas sobre a inclusão, a possibilidade de se colocar no lugar do outro, a ressignificação do olhar acerca da pessoa com deficiência, deixando de percebê-la como alguém incapaz, dentre outras reflexões tecidas pelos alunos após a conclusão das práticas. A partir dessas vivências, é possível concluir que os esportes adaptados, enquanto conteúdo da cultura corporal de movimento, são importantes ferramentas para trabalhar a temática da inclusão dentro do ambiente escolar.

Palavras-chave

Educação física, Inclusão, Deficiência, Esportes adaptados, Educação profissional.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.