INCLUSÃO DOS ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
Josiana Marins Ramos de Oliveira
Oliveira, Josiana Marins Ramos de
Walmir Fernandes Pereira
Pereira, Walmir Fernandes
Felipe Vitório Ribeiro
Ribeiro, Felipe Vitório
Júlio César De Souza
Souza, Júlio César de
Flávio Aparecido De Almeida
Aparecido De Almeida, Flávio
01/03/2024
28-46
2
O presente trabalho tem como temática a importância da inclusão dos alunos com autismo nas escolas. Tem com objetivo principal apontar a importância da capacitação e conscientização dos profissionais que atendem os anos iniciais, com a finalidade de estimular a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com TEA. O trabalho foi desenvolvido a partir de análise qualitativa e pesquisas bibliográficas de artigos e livros de diversos autores, em destaque Cunha, Silva e Mantoan que ressaltam que a inclusão dos alunos NEE, autistas, é direito para elas. Dessa forma para que ocorra de fato a inclusão desse grupo de crianças e fundamental que toda comunidade escolar participe desse movimento, e assim a garantia de acesso e permanência dos alunos com TEA serão atendidas. As adaptações no currículo escolar também são necessárias, contudo a formação docente numa perspectiva da inclusão aos alunos com necessidades especiais e fundamental, já que grande parte das crianças com TEA, ingressam nas escolas sem diagnóstico, cabendo então ao professor se atentar aos possíveis sinais característicos do autismo apresentados por elas, comunicando de imediato a equipe escolar para que a mesma contate e dialogue com família, e logo possam encaminhar a criança a uma junta de profissionais para avaliá-la. Sendo o autismo diagnosticado clinicamente será possível contatar um profissional de apoio especializado para realizar as intervenções e estimulações necessárias, junto ao professor regente, visando sempre no bem-estar e desenvolvimento do aluno. Entretanto percebe-se que grande parte dos docentes ainda não estão capacitados, ou seja, não conseguem identificar os sinais do autismo, o que dificulta e demora na busca do acompanhamento específico, do diagnóstico, das estimulações precoces e inclusão dos alunos na escola, sendo assim esse estudo demonstra o quanto é importante que os docentes a formação docente e o trabalho em equipe entre, escola, professores regentes e mediadores e a família.
Inclusão, Autismo, Capacitação.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.