INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR NA VISÃO PARENTAL: UMA REVISÃO NARRATIVA

Code: 210705541
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Título

INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR NA VISÃO PARENTAL: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores(as):
  • Silvana Lopes Nogueira Lahr

    NOGUEIRA LAHR, Silvana Lopes

  • Juliana Conceição Franco

    FRANCO, Juliana Conceição

  • Crislaine Rangel Couto

    COUTO, Crislaine Rangel

  • Lidiane Aparecida Fernandes

    FERNANDES, Lidiane Aparecida

  • Liege Coutinho Goulart Dornellas

    DORNELLAS, Liege Coutinho Goulart

  • Simara Regina de Oliveira Ribeiro

    RIBEIRO, Simara Regina de Oliveira

DOI
10.37885/210705541
Publicado em

31/08/2021

Páginas

94-113

Capítulo

8

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração complexa do neurodesenvolvimento, caracterizada por prejuízos funcionais na comunicação, socialização e comportamento. Essa revisão narrativa buscou identificar e discutir artigos publicados em português e inglês entre os anos de 2010 e 2021 que investigaram a visão da família na inclusão de alunos com TEA no Ensino Regular (ER). Para a seleção dos estudos, utilizamos as bases de dados Pubmed, Lilacs, Portal Capes, Scielo, Scopus e EDUBASE. Previamente à narrativa sobre a visão parental, formulamos dois tópicos que sustentam essa discussão: 1) Educação Especial e Educação Inclusiva: a interdependência entre os conceitos, e 2) TEA: características e implicações para o comportamento do aluno. Culminamos apresentando o estado de conhecimento e discutindo a visão da família na inclusão de alunos com TEA no ER. Nossas análises mostram que as famílias consideram que os profissionais carecem de mais preparo para acolher e promover a inclusão de seus filhos na escola, e destacaram a presença constante de preconceito e discriminação nesse ambiente. Por outro lado, alguns pais demonstraram satisfação com a inclusão dos filhos, uma vez que eles expressam felicidade ao irem à escola. Concluímos que a ação conjunta entre família e escola é crucial para efetivação da inclusão no ER e que as famílias ainda são pouco ouvidas nesse processo. Acredita-se que esse trabalho possa contribuir na ampliação do conhecimento acerca da visão parental sobre a inclusão, e que mais estudos são necessários, além de ações que permitam uma participação mais ativa da família.

Palavras-chave

Transtorno do espectro autista, Ensino regular, Educação inclusiva, Educação especial, Família.

Autor(a) Correspondente
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