INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR NA VISÃO PARENTAL: UMA REVISÃO NARRATIVA
Silvana Lopes Nogueira Lahr
NOGUEIRA LAHR, Silvana Lopes
Juliana Conceição Franco
FRANCO, Juliana Conceição
Crislaine Rangel Couto
COUTO, Crislaine Rangel
Lidiane Aparecida Fernandes
FERNANDES, Lidiane Aparecida
Liege Coutinho Goulart Dornellas
DORNELLAS, Liege Coutinho Goulart
Simara Regina de Oliveira Ribeiro
RIBEIRO, Simara Regina de Oliveira
31/08/2021
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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração complexa do neurodesenvolvimento, caracterizada por prejuízos funcionais na comunicação, socialização e comportamento. Essa revisão narrativa buscou identificar e discutir artigos publicados em português e inglês entre os anos de 2010 e 2021 que investigaram a visão da família na inclusão de alunos com TEA no Ensino Regular (ER). Para a seleção dos estudos, utilizamos as bases de dados Pubmed, Lilacs, Portal Capes, Scielo, Scopus e EDUBASE. Previamente à narrativa sobre a visão parental, formulamos dois tópicos que sustentam essa discussão: 1) Educação Especial e Educação Inclusiva: a interdependência entre os conceitos, e 2) TEA: características e implicações para o comportamento do aluno. Culminamos apresentando o estado de conhecimento e discutindo a visão da família na inclusão de alunos com TEA no ER. Nossas análises mostram que as famílias consideram que os profissionais carecem de mais preparo para acolher e promover a inclusão de seus filhos na escola, e destacaram a presença constante de preconceito e discriminação nesse ambiente. Por outro lado, alguns pais demonstraram satisfação com a inclusão dos filhos, uma vez que eles expressam felicidade ao irem à escola. Concluímos que a ação conjunta entre família e escola é crucial para efetivação da inclusão no ER e que as famílias ainda são pouco ouvidas nesse processo. Acredita-se que esse trabalho possa contribuir na ampliação do conhecimento acerca da visão parental sobre a inclusão, e que mais estudos são necessários, além de ações que permitam uma participação mais ativa da família.
Transtorno do espectro autista, Ensino regular, Educação inclusiva, Educação especial, Família.
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