INCLUSÃO DE PSICÓLOGOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE LAGES/SC

Code: 230312492
6
0
Título

INCLUSÃO DE PSICÓLOGOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE LAGES/SC

Autores(as):
  • Nelita Aparecida Da Costa Amarante

    Amarante, Nelita Aparecida Da Costa

  • Kenny Secchi

    Secchi, Kenny

  • Danielle Pereira

    Pereira, Danielle

DOI
10.37885/230312492
Publicado em

30/04/2023

Páginas

24-36

Capítulo

2

Resumo

O psicólogo educacional pode auxiliar na resolução de embates, buscando compreender tudo o que está ao redor de cada indivíduo e o seu coletivo, orientando tanto os profissionais da escola, quanto os discentes e as suas famílias, cuidando da saúde mental de toda a comunidade escolar, podendo evitar novas tragédias. Deve-se então, trabalhar com a perspectiva de desenvolver nesse ambiente pedagógico um trabalho que motive e se possa compreender o respeito, as habilidades sociais, a empatia, a comunicação não violenta, o relacionamento interpessoal com as famílias, os estudantes e os profissionais da educação. O artigo tem como objetivo geral intervir com auxílio pedagógico nas escolas municipais de Lages/SC. Especificamente, a pesquisa busca diagnosticar os ambientes educacionais municipais, compreender as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação nestas unidades escolares e avaliar a importância da atuação do psicólogo nas escolas municipais de Lages. O seguinte estudo classifica-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e de campo. Para execução desta pesquisa entrou-se em contato com à Secretaria de Educação do Município a fim de realizar pesquisas através de questionários digitais que foram feitos a toda comunidade escolar, mantendo o sigilo das informações pessoais. Os entrevistados ainda não conseguem perceber a importância deste profissional, pois consideram que a ajuda que recebem dos diretores, professores, funcionários e até familiares de outros colegas podem suprir esta necessidade. Há muito a discutir na escola a fim de promover um lugar capaz de desenvolver o interesse pelo estudo, pela responsabilidade, além de habilidades importante para a vida em sociedade. Entende-se que cada vez mais a atuação do psicólogo na escola é importante e eficaz, podendo auxiliar não apenas professores e gestores, mas também alunos, pais e a comunidade, preocupado com uma formação humana integral pela/na sociedade.

Palavras-chave

Psicólogo, Educação, Psicologia educacional.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.