INCIDÊNCIA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS E ENTEROTOXINA ESTAFILOCÓCICA EM CARNE MOÍDA DE BOVINO COMERCIALIZADA NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (SC)

Code: 220308024
6
4
Título

INCIDÊNCIA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS E ENTEROTOXINA ESTAFILOCÓCICA EM CARNE MOÍDA DE BOVINO COMERCIALIZADA NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (SC)

Autores(as):
  • Diana Elís Schneider Lehr

    Lehr, Diana Elís Schneider

  • Daniela da Rosa Kleina

    Kleina, Daniela da Rosa

  • Marlene Gomes Pereira

    Pereira, Marlene Gomes

DOI
10.37885/220308024
Publicado em

01/04/2022

Páginas

264-274

Capítulo

17

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar amostras de carne moída de bovino comercializadas em supermercados no município de Chapecó, Santa Catarina (SC) visando identificar a qualidade microbiológica e higiênico-sanitária desse produto. Métodos: Foram coletadas vinte amostras de carne moída de bovino previamente embaladas, dentro do prazo de validade e expostas ao consumo nos balcões refrigerados de diferentes supermercados. Foram realizadas análises microbiológicas de S. aureus e detecção de enterotoxina estafilocócica. Resultados: Detectou-se a presença de enterotoxina estafilocócica em 25% das amostras (5 amostras) e 70% (14 amostras) apresentaram contagem de S. aureus variando de 101 até 10³ UFC/g. Conclusão: A presença de S. aureus na carne moída de bovino indica condições higiênicas inapropriadas, resultado de manipulação humana inadequada. A presença da enterotoxina estafilocócica em algumas amostras é preocupante, uma vez que ela é termorresistente, podendo causar quadro de intoxicação alimentar em quem consumir o produto, sendo uma ameaça a saúde do consumidor. Os resultados indicam a falta de controle e procedimentos higiênico-sanitários em determinados estabelecimentos comerciais bem como fortalecem a importância da fiscalização visando o cumprimento das normas atualmente instituídas para os estabelecimentos onde ocorre a manipulação de alimentos, com foco em evitar os surtos alimentares.

Palavras-chave

Carne moída de bovino, Doenças transmitidas por alimentos, Intoxicação alimentar, S. aureus, Enterotoxina.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.