INCIDÊNCIA DE BULLYING EM ADOLESCENTES E SUA AUTOPERCEPÇÃO SOBRE O PAPEL QUE DESEMPENHAM

Code: 200901475
8
7
Título

INCIDÊNCIA DE BULLYING EM ADOLESCENTES E SUA AUTOPERCEPÇÃO SOBRE O PAPEL QUE DESEMPENHAM

Autores(as):
  • Deborah Zacarias Guedes

    Guedes, Deborah Zacarias

  • Teresa Helena Schoen-ferreira

    Schoen-Ferreira, Teresa Helena

  • Márcia Regina Fumagalli Marteleto

    Marteleto, Márcia Regina Fumagalli

  • Kopelman Benjamin Israel

    Benjamin Israel, Kopelman

DOI
10.37885/200901475
Publicado em

04/11/2020

Páginas

628-637

Capítulo

39

Resumo

Bullying se caracteriza pelo comportamento agressivo contra vítima(s), realizado intencionalmente, repetidamente e com desequilíbrio de poder. Nos episódios de bullying encontramos vítima(s), agressor(es) e testemunha(s), embora não seja fácil identificar precisamente estes personagens, pois a motivação da agressão ou submissão, bem como a autopercepção sobre o papel desempenhado por jovens em situação de bullying é dinâmica. Entretanto o binômio stress-violência provoca baixo rendimento escolar, impacto negativo no desenvolvimento e prejuízos graves e prolongados na saúde mental do adolescente. OBJETIVO: Verificar incidência de bullying escolar e autopercepção do adolescente quanto ao seu papel no bullying. MÉTODO: Foi aplicada a Escala de Avaliação do Bullying Escolar (EAB-E) a 507 alunos (11 - 17 anos), de escolas públicas/privadas. Resultados: Foram detectados 161 envolvidos: 35 vítimas, 110 agressores e 16 vítima-agressores. Quanto à sua autopercepção, alguns estudantes se reconheceram como vítimas (11), agressores (18), vítima-agressores (3). DISCUSSÃO: O conceito de bullying perpassa um viés cultural. Em áreas de violência cotidiana, bullying é desprezado, pois os modelos aprendidos são o padrão de normalidade. O adolescente em formação de identidade não se identifica/aceita em situação de bullying. A posição de vítima não é reconhecida, pois, acostumados a enfrentar agressões passivamente, não percebem violência. A ambiguidade da agressividade atesta poder, mas também traz rejeição social e dificulta o reconhecimento de sua atuação pelo agressor. Vítima-agressores sofrem violência, mas a reproduzem automaticamente com jovens mais novos. CONCLUSÃO: Foi identificada incidência de bullying em adolescentes e notou-se que a autopercepção sobre seu papel no bullying parece distorcida e/ou equivocada.

Palavras-chave

Bullying, adolescente, incidência, autopercepção

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.