IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

Code: 231215288
Downloads
4
Views
40
Compartilhe
Título

IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

Autores(as):
  • Miriã Domingos Da Silva

  • Érika Andressa Silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/231215288
    Publicado em

    30/03/2024

    Páginas

    32-48

    Capítulo

    3

    Resumo

    A aprendizagem da matemática nas escolas brasileiras, particularizando aqui nos anos iniciais, é rodeada de incertezas e considerada tarefa árdua e difícil por parte dos alunos. Os jogos e brincadeiras sempre estiveram muito presentes na vida do homem, e é objetivo desse trabalho identificar quais os benefícios que a utilização do lúdico no processo de ensino aprendizagem, nos anos iniciais, traz para os alunos que até então encaram a matemática como bicho de sete cabeças. Para a realização desse trabalho, optou-se pela revisão bibliográfica através de obras que retratam esse assunto, onde a criança é levada a conhecer, interagir, vivenciar a matemática e adquirir o conhecimento brincando. A partir da pesquisa bibliográfica realizada foi possível verificar a importância do papel do professor em todo processo de utilização da prática lúdica no ensino da matemática nos anos iniciais, pois, o educador será o mediador desse aprendizado. Portanto, cabe ao professor incluir em seu planejamento pedagógico estratégias que possibilitem que os jogos ajudem os alunos a compreender, desenvolver e a criar o seu próprio saber matemático. Ademais, ao ter contato com um projeto pedagógico cujo conteúdo engloba atividades que tenham jogos e brincadeiras, o aluno deixa de ser um espectador e passa a ser um protagonista do seu desenvolvimento e uma disciplina que outrora era temida passa a ser aprendida com prazer. Por isso, o lúdico é uma prática que pode e dever ser utilizada não só na aprendizagem da matemática como também em outros conteúdos que compõe a grade curricular da educação brasileira.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Jogos e brincadeiras, ciências exatas, ensino aprendizagem.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar