IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

Code: 231215288
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Título

IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

Autores(as):
  • Miriã Domingos Da Silva

    da Silva, Miriã Domingos

  • Érika Andressa Silva

    Silva, Érika Andressa

DOI
10.37885/231215288
Publicado em

30/03/2024

Páginas

32-48

Capítulo

3

Resumo

A aprendizagem da matemática nas escolas brasileiras, particularizando aqui nos anos iniciais, é rodeada de incertezas e considerada tarefa árdua e difícil por parte dos alunos. Os jogos e brincadeiras sempre estiveram muito presentes na vida do homem, e é objetivo desse trabalho identificar quais os benefícios que a utilização do lúdico no processo de ensino aprendizagem, nos anos iniciais, traz para os alunos que até então encaram a matemática como bicho de sete cabeças. Para a realização desse trabalho, optou-se pela revisão bibliográfica através de obras que retratam esse assunto, onde a criança é levada a conhecer, interagir, vivenciar a matemática e adquirir o conhecimento brincando. A partir da pesquisa bibliográfica realizada foi possível verificar a importância do papel do professor em todo processo de utilização da prática lúdica no ensino da matemática nos anos iniciais, pois, o educador será o mediador desse aprendizado. Portanto, cabe ao professor incluir em seu planejamento pedagógico estratégias que possibilitem que os jogos ajudem os alunos a compreender, desenvolver e a criar o seu próprio saber matemático. Ademais, ao ter contato com um projeto pedagógico cujo conteúdo engloba atividades que tenham jogos e brincadeiras, o aluno deixa de ser um espectador e passa a ser um protagonista do seu desenvolvimento e uma disciplina que outrora era temida passa a ser aprendida com prazer. Por isso, o lúdico é uma prática que pode e dever ser utilizada não só na aprendizagem da matemática como também em outros conteúdos que compõe a grade curricular da educação brasileira.

Palavras-chave

Jogos e brincadeiras, ciências exatas, ensino aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
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