IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PARA EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

Code: 210202996
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Título

IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PARA EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

Autores(as):
  • Samuel Jônatas de Castro Lopes

    natas De Castro

  • Humberto Denys de Almeida Silva

    Silva, Humberto Denys de Almeida

  • Samuel Campelo Dias

    Dias, Samuel Campelo

  • Paulo Henrique Nogueira da Silva Filho

    Silva Filho, Paulo Henrique Nogueira da

  • Hitalo de Jesus Bezerra de Silva

    Silva, Hitalo de Jesus Bezerra de

  • Emanuel Rodrigo Reis da Silva

    Silva, Emanuel Rodrigo Reis da

  • Linardy de Moura Sousa

    Sousa, Linardy de Moura

DOI
10.37885/210202996
Publicado em

31/05/2021

Páginas

45-56

Capítulo

3

Resumo

Introdução: o curso de bacharelado em Engenharia Civil é comumente organizado em disciplinas gerais, que são comuns para todas as engenharias, e disciplinas específicas, que, no caso da Engenharia Civil, estão voltadas para conhecimentos técnicos específicos, que servirão de embasamento para os profissionais desenvolver diversas atividades, tais como: projetar e construir estruturas eficientes, além de analisar e enfrentar problemas que busquem atender da melhor forma possível à necessidade da sociedade. Objetivo: assim sendo, o objetivo desse estudo é compreender a importância do conhecimento prático para o ensino da Engenharia Civil. Métodos: foi realizado um questionário simplificado com docentes que atuam nos cursos de Engenharia Civil, com objetivo principal de avaliar a importância da experiência prática no momento da sua contratação, bem como no decorrer das suas atividades diárias como docente. Resultados: concluiu-se que para a maioria dos docentes, a experiência prática foi relevante para sua contratação, além disso, 100% dos entrevistados concordam que esse critério deve ser considerado para a contratação de qualquer docente do curso de Engenharia Civil. Uma maior segurança para a transmissão do conhecimento, um maior interesse dos discentes pela disciplina e as aulas se tornarem mais dinâmicas, também foram benefícios que os docentes elencaram como primordial devido à suas experiências práticas. Considerações Finais: é de suma importância que os docentes do referido curso, principalmente para ministrar as disciplinas específicas, possuam além de conhecimento técnico, experiência prática para tornar mais eficiente o processo de ensino.

Palavras-chave

Docência, Ensino Superior, Engenharia Civil, Conhecimento prático.

Autor(a) Correspondente
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