IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PARA EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

Code: 210202996
Downloads
16
Views
14
Compartilhe
Título

IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PARA EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

Autores(as):
  • Samuel Jônatas de Castro Lopes

  • Humberto Denys de Almeida Silva

  • Samuel Campelo Dias

  • Paulo Henrique Nogueira da Silva Filho

  • Hitalo de Jesus Bezerra de Silva

  • Emanuel Rodrigo Reis da Silva

  • Linardy de Moura Sousa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210202996
    Publicado em

    31/05/2021

    Páginas

    45-56

    Capítulo

    3

    Resumo

    Introdução: o curso de bacharelado em Engenharia Civil é comumente organizado em disciplinas gerais, que são comuns para todas as engenharias, e disciplinas específicas, que, no caso da Engenharia Civil, estão voltadas para conhecimentos técnicos específicos, que servirão de embasamento para os profissionais desenvolver diversas atividades, tais como: projetar e construir estruturas eficientes, além de analisar e enfrentar problemas que busquem atender da melhor forma possível à necessidade da sociedade. Objetivo: assim sendo, o objetivo desse estudo é compreender a importância do conhecimento prático para o ensino da Engenharia Civil. Métodos: foi realizado um questionário simplificado com docentes que atuam nos cursos de Engenharia Civil, com objetivo principal de avaliar a importância da experiência prática no momento da sua contratação, bem como no decorrer das suas atividades diárias como docente. Resultados: concluiu-se que para a maioria dos docentes, a experiência prática foi relevante para sua contratação, além disso, 100% dos entrevistados concordam que esse critério deve ser considerado para a contratação de qualquer docente do curso de Engenharia Civil. Uma maior segurança para a transmissão do conhecimento, um maior interesse dos discentes pela disciplina e as aulas se tornarem mais dinâmicas, também foram benefícios que os docentes elencaram como primordial devido à suas experiências práticas. Considerações Finais: é de suma importância que os docentes do referido curso, principalmente para ministrar as disciplinas específicas, possuam além de conhecimento técnico, experiência prática para tornar mais eficiente o processo de ensino.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Docência, Ensino Superior, Engenharia Civil, Conhecimento prático.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.