IMPLICAÇÕES DO COMÉRCIO AGRÍCOLA INFORMAL, NOS FACTORES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FAMÍLIAS NO POSTO ADMINISTRATIVO DE NATIKIRI, NAMPULA.

Code: 230111751
28
0
Título

IMPLICAÇÕES DO COMÉRCIO AGRÍCOLA INFORMAL, NOS FACTORES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FAMÍLIAS NO POSTO ADMINISTRATIVO DE NATIKIRI, NAMPULA.

Autores(as):
  • Carlitos Carlos Abudo

    Abudo, Carlitos Carlos

  • Alexandre Edgar Lourenço Tocoloa

    Tocoloa, Alexandre Edgar Lourenço

DOI
10.37885/230111751
Publicado em

31/01/2023

Páginas

128-147

Capítulo

8

Resumo

A agricultura é a principal base da economia de Moçambique e actualmente a economia do país está representada em grande medida pelo comércio informal e vem sendo tema de debate, na esfera académica e política, pelo facto de estar ligada ao sustento da maior parte da população. O estudo tem como tema as implicações do comércio agrícola informal, nos factores sociais para o desenvolvimento das famílias no Posto Administrativo de Natikiri, na Cidade de Nampula e para o efeito, foram enunciados seguintes objectivos especificos: Identificar os praticantes do comércio agrícola informal nos mercados fixos e ambulatórios; Caracterizar o comércio agrícola informal nos mercados fixos e ambulatórios; Descrever a aplicabilidade dos rendimentos provenientes do comércio agrícola informal; e Propor melhorias no comércio agrícola informal. A comercialização ocorre nos mercados fixos e ambulatórios, em condições não cómodas para a realização da actividade de género, pelos aglomerados e má conservação dos produtos, que culmina com a baixa qualidade, daí que para o seu aprofundamento, utilizou-se como metodologia quanto abordagem pesquisa mista, tendo como técnicas a entrevista e questionário. Foi utilizada a amostra de 86 participantes. A pesquisa apresenta como principais resultados, a empregabilidade de muitas pessoas e facilidades na negociação de preços. Portanto, para garantir a realização plena da actividade com legalidade, recomenda-se capacitar os comerciantes em noções básicas de gestão de negócio, abertura de novos mercados para acomodar os comerciantes ambulantes e legalizar a actividade informal para facilitar empréstimos bancários, permitindo assim a possibilidade de robustez e sustentabilidade no comércio.

Palavras-chave

Comércio agrícola informal; Factores sociais; e desenvolvimento.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.