IMPLICAÇÕES DA SÍNDROME DE BURNOUT NA CRIATIVIDADE DE PROFESSORES

Code: 220207726
5
9
Título

IMPLICAÇÕES DA SÍNDROME DE BURNOUT NA CRIATIVIDADE DE PROFESSORES

Autores(as):
  • Vanessa Schneider Furtado

    Furtado, Vanessa Schneider

  • Raquel Furtado Conte

    Conte, Raquel Furtado

DOI
10.37885/220207726
Publicado em

31/03/2022

Páginas

882-899

Capítulo

68

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

Dentre os aspectos de adoecimento de professores, destaca-se a Síndrome de Burnout, um dos conceitos mais utilizados atualmente quando se fala em estresse e adoecimento no trabalho, a qual caracteriza-se por um excessivo gasto de energia de recursos internos e possui como consequência a exaustão emocional intensa, baixa realização profissional e despersonalização. Percebe-se que este estado de adoecimento influencia na capacidade criativa dos professores, porém esses permanecem sendo cobrados constantemente para serem criativos em sala de aula. Relacionado a isso, o objetivo geral deste trabalho foi de refletir acerca da criatividade em professores do ensino fundamental que apresentam Síndrome de Burnout, sendo abordados os seguintes temas: professores do ensino fundamental da rede pública, criatividade e Síndrome de Burnout. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento qualitativo de caráter descritivo e exploratório. As fontes utilizadas foram artigos das bases de dados Scielo e CAPES, do período de 2009 até 2019. Os dados selecionados foram agrupados e ordenados em fichas de leitura, instrumento escolhido para ser utilizado nesta pesquisa. Para a análise dos materiais encontrados foi realizada uma síntese integradora, a qual ofereceu um panorama da compreensão dos temas, buscando responder ao problema da pesquisa. A partir disso, foi possível perceber que é cada vez mais importante oferecer suporte aos professores, estimulando a criação de políticas públicas para proporcionar melhores condições de trabalho e maior reconhecimento e criatividade destes profissionais. Além disso, foram encontradas poucas produções referentes ao tema criatividade em professores, sugerindo-se assim, mais estudos relacionados a esse tema.

Palavras-chave

Criatividade, Professores, Psicanálise, Síndrome de Burnout.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.