IMPLANTAÇÃO DE HORTAS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Code: 201001725
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Título

IMPLANTAÇÃO DE HORTAS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores(as):
  • Marcelo José de Sousa

    Sousa, Marcelo José de

  • Amanda Tatiele Carneiro Alves

    Alves, Amanda Tatiele Carneiro

  • Dário Tavares Jaciento

    Jaciento, Dário Tavares

  • Anna Alice de Paula Marinho

    Marinho, Anna Alice de Paula

  • Arahides Carneiro Alves Neto

    Neto, Arahides Carneiro Alves

  • Marcos Leandro Pereira

    Pereira, Marcos Leandro

  • Marilene Rivany Nunes

    Nunes, Marilene Rivany

  • Maura Regina Guimarães Rabelo

    Rabelo, Maura Regina Guimarães

  • Mayara Esteves de Oliveira

    Oliveira, Mayara Esteves de

  • Quele de Melo Resende

    Resende, Quele de Melo

DOI
10.37885/201001725
Publicado em

24/11/2020

Páginas

327-333

Capítulo

26

Resumo

Introdução: Segundo Morgado e Santos (2008) a horta inserida no ambiente escolar torna-se um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos. Objetivo: Transformar um espaço ocioso em mais um ambiente pedagógico, onde os alunos possam participar de atividades práticas que envolvam várias disciplinas e desenvolver trabalhos ligados à nutrição e educação alimentar. Métodos: As hortas foram implantadas em duas escolas públicas, contando com a realização de uma palestra e uma dinâmica. Resultados: As escolas públicas não dispõem de recursos financeiros para que seja ofertada uma merenda de qualidade, além do fato de muitos alunos também não possuírem condições financeiras e acabarem obtendo uma alimentação rica em carboidratos e carente em outros nutrientes. As hortas trazem um ganho incalculável, visto que proporcionam melhor desenvolvimento de hábitos alimentares e maior valorização do meio ambiente, sustentabilidade e economia. Considerações finais: A implantação de hortas no ambiente escolar possibilita um maior desenvolvimento em educação ambiental e alimentar, unindo a teoria e a prática e estreitando relações entre a promoção do trabalho coletivo e uma alimentação de qualidade.

Palavras-chave

Hortas escolares. Saúde da criança e do adolescente. Consciência ambiental. Hábitos alimentares saudáveis.

Autor(a) Correspondente
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