IMPLANTAÇÃO DE HORTAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
Marcelo José de Sousa
Sousa, Marcelo José de
Amanda Tatiele Carneiro Alves
Alves, Amanda Tatiele Carneiro
Dário Tavares Jaciento
Jaciento, Dário Tavares
Anna Alice de Paula Marinho
Marinho, Anna Alice de Paula
Arahides Carneiro Alves Neto
Neto, Arahides Carneiro Alves
Marcos Leandro Pereira
Pereira, Marcos Leandro
Marilene Rivany Nunes
Nunes, Marilene Rivany
Maura Regina Guimarães Rabelo
Rabelo, Maura Regina Guimarães
Mayara Esteves de Oliveira
Oliveira, Mayara Esteves de
Quele de Melo Resende
Resende, Quele de Melo
24/11/2020
327-333
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Introdução: Segundo Morgado e Santos (2008) a horta inserida no ambiente escolar torna-se um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos. Objetivo: Transformar um espaço ocioso em mais um ambiente pedagógico, onde os alunos possam participar de atividades práticas que envolvam várias disciplinas e desenvolver trabalhos ligados à nutrição e educação alimentar. Métodos: As hortas foram implantadas em duas escolas públicas, contando com a realização de uma palestra e uma dinâmica. Resultados: As escolas públicas não dispõem de recursos financeiros para que seja ofertada uma merenda de qualidade, além do fato de muitos alunos também não possuírem condições financeiras e acabarem obtendo uma alimentação rica em carboidratos e carente em outros nutrientes. As hortas trazem um ganho incalculável, visto que proporcionam melhor desenvolvimento de hábitos alimentares e maior valorização do meio ambiente, sustentabilidade e economia. Considerações finais: A implantação de hortas no ambiente escolar possibilita um maior desenvolvimento em educação ambiental e alimentar, unindo a teoria e a prática e estreitando relações entre a promoção do trabalho coletivo e uma alimentação de qualidade.
Hortas escolares. Saúde da criança e do adolescente. Consciência ambiental. Hábitos alimentares saudáveis.
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