IMPACTO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DECLARATIVO DE INICIANTES NA GINÁSTICA ARTÍSTICA
![](assets/images/openaccess.jpg)
![](https://downloads.editoracientifica.com.br/images/202101/1610576196_200x300.gif)
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
IMPACTO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DECLARATIVO DE INICIANTES NA GINÁSTICA ARTÍSTICA
Ivana Montandon Soares Aleixo
Isabel Mesquita
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
14/01/2021
339-354
26
Objetivo: Verificar o impacto da aplicação de uma abordagem instrucional baseada em três modelos de ensino (instrução direta, ensino de pares e aprendizagem cooperativa) no aumento do conhecimento declarativo em praticantes de Ginástica Artística (GA). Metodologia: aplicação de um questionário a 56 praticantes do sexo feminino entre nove e doze anos, 28 no grupo experimental e 25 no grupo controle. Resultados: evidenciaram que o grupo experimental evoluiu significativamente no conhecimento declarativo, independentemente do nível de habilidade das praticantes, enquanto no grupo controle não houve evolução. Conclusão: O estudo evidencia a importância de aplicação combinada de diferentes modelos de ensino na eficácia pedagógica do treino da GA.
Ler mais...Ginástica; Ensino; Treinamento; Conhecimento declarativo
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.