IMPACTO DA COVID-19 NOS NEGÓCIOS: COMO SE AJUSTARAM AS EMPRESAS SITUADAS EM SHOPPING CENTERS?

Code: 220207797
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Título

IMPACTO DA COVID-19 NOS NEGÓCIOS: COMO SE AJUSTARAM AS EMPRESAS SITUADAS EM SHOPPING CENTERS?

Autores(as):
  • Alison Silva Ferreira

    FERREIRA, A. S.

  • Polliany Lima Silva

    SILVA, P. L.

  • Robson Lima Rodrigues

    RODRIGUES, R. L.

DOI
10.37885/220207797
Publicado em

31/03/2022

Páginas

977-1001

Capítulo

74

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar como as empresas situadas nos Shopping Centers de Feira de Santana se ajustaram aos impactos da interrupção dos negócios e do isolamento social causados pela Covid-19. Para isso, considerou-se, como amostra, as micro e pequenas empresas localizadas nos principais Malls da cidade. Para cumprir os objetivos da pesquisa, foi enviado um questionário online de tipo Survey para as 273 MPEs devidamente registrados e enquadradas na metodologia, nos quais obteve-se apenas o retorno de 6,2% dos arquivos. No geral, os resultados sugerem que a pandemia causou deslocamento circunstancial entre as MPEs, embora essas entidades tenham adotado medidas para tentar conter os impactos do isolamento social, tais como: vendas online ou por sistema de delivey. Como não se pode mensurar a duração da crise, os proprietários já realizaram demissões para conter as despesas, visto que a folha de pagamentos impacta relativamente nas despesas totais, ao menos no que diz respeito as empresas da amostra estudada. Observa-se ainda que as firmas ajustaram-se de várias maneiras: desde a adoção da prorrogação no prazo para pagamentos dos tributos e suspensão das dívidas tributárias negociadas anteriormente com os órgãos fiscais, suspensão dos contratos de trabalho e o acesso a créditos a partir de empréstimos bancários. Apesar da validade dos resultados, dado os recursos disponíveis, reforça-se que esta pesquisa foi limitada no que diz respeito a sua amostra, características de estudos no ambiente empresarial com aplicação de questionários online. Ademais, sugere-se que novas pesquisas envolvendo esta temática sejam realizadas, durante e após os surtos de contágios da Covid-19 e das políticas de isolamento social com a finalidade de discutir, cientificamente, o que pode ser feito para mitigar os impactos socioeconômicos para este grupo sensível de empresariado.

Palavras-chave

Contabilidade, Impactos, Covid-19, MPEs, Shopping Centers.

Autor(a) Correspondente
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