IFORMULAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS.

Code: 221211527
27
0
Título

IFORMULAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS.

Autores(as):
  • Louise Cristhine Monteiro Silva Da Silva

    Monteiro Silva da Silva, Louise Cristhine

  • Patrick Félix Almeida Da Silva

    Almeida da Silva, Patrick Félix

  • José Paulo Cabral Spinelli

    Cabral Spinelli, José Paulo

  • Igor Nahan Souza De Abreu

    Souza de Abreu, Igor Nahan

  • Bryan Uriel Damasceno Malcher

    Damasceno Malcher, Bryan Uriel

  • Daniel Clarismundo Borges

    Borges, Daniel Clarismundo

  • José Antônio De Oliveira Junior

    Oliveira Junior, José Antônio de

  • Cinara Estrela

    Estrela, Cinara

  • Simone Lobato Ferreira Da Cruz

    Cruz, Simone Lobato Ferreira da

  • Raimundo Nonato Colares Camargo Júnior

    Camargo Júnior, Raimundo Nonato Colares

DOI
10.37885/221211527
Publicado em

01/03/2023

Páginas

2104-2119

Capítulo

146

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

Os dispositivos eletrônicos, principalmente os móveis, fazem parte da rotina em diversos âmbitos como se comunicar, estudar e trabalhar. A tecnologia está cada vez mais presente, senão totalmente ligada, às atividades do ensino, notadamente nas modalidades à distância, remoto e híbrido. A utilização de metodologias ativas como alternativas para ensino tem se mostrado importante na facilitação do conteúdo abordado. Essa prática contribui com o aprendizado, uma vez que facilita e estimula o aluno a conhecer e aplicar determinados conteúdos, sobretudo nas ciências exatas. Tendo esta concepção como estímulo, realizou-se a criação de um aplicativo para auxiliar os alunos do ensino médio técnico nas disciplinas de matemática, química e física. Este trabalho relata uma intervenção pedagógica com o uso de aplicativos para dispositivos móveis, que foi desenvolvida no Instituto Federal do Pará, em Ananindeua, Pará, com estudantes do segundo ano do ensino médio técnico. Foi utilizada a plataforma virtual App Inventor (MIT Media Lab) em sistema Android, para o desenvolvimento do aplicativo que contém a interdisciplinaridade de matemática, química e física.

Palavras-chave

App inventor, Aplicativo para dispositivos móveis, Ensino médio técnico, Matemática. Física, Química.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.